terça-feira, 25 de maio de 2010

A Vida Interior

Ainda Sobre Guardar o Coração


Caros,

Ainda sobre guardar o coração, outra reflexão: as armas do Inimigo são voltadas para atingir exatamente a alma, o coração, e, igualmente, nossas armas espirituais se destinam a defender nosso homem interior e a formar nele a vida de Jesus.
As armas de Satanás são as mentiras, pensamentos altivos, maus desígnios, seduções, enganos, soberba, temores, culpas, acusações, amarguras e tantas outras que se instalam na alma do homem, em seu coração, e de lá o contaminam completamente.
As armas de nossa milícia, por outro lado, são a obediência, a humildade, a mansidão, o cinto da verdade, a couraça da justiça, o capacete da esperança, o escudo da fé, a palavra de Deus, os pensamentos do alto, os sentimentos puros etc, tudo voltado para a vida interior, para a comunhão íntima com o Pai, para a vida de Jesus em nós, para a plena habitação do Espírito.
Vemos, assim, que o coração é tanto o terreno quanto o objeto de disputa na guerra espiritual. Muitas vezes as pessoas só conseguem ver os aspectos externos dessa luta: doenças, adversidades, as opressões, os problemas financeiros etc e não percebem o que de fato está em questão: o destino eterno das pessoas.
Essas circunstâncias boas ou más da vida são apenas instrumentos que o inimigo usa para tentar atingir o coração do homem, seja com o sofrimento, seja com o prazer. Este último, aliás, pode ser ocasião de intensa luta espiritual da qual muitas vezes sequer nos apercebemos
Mas essas mesmas situações são aptas a produzirem em nosso coração a fé, a perseverança, a experiência, a esperança, o amor, a santidade e todas as virtudes do caráter de Cristo. E é exatamente por isso que o Senhor permite que elas venham sobre nós.
Assim, precisamos guardar nosso coração não apenas do colesterol alto, da hipertensão ou de enfermidades, mas, principalmente, dos vícios do caráter, dos sentimentos impuros, dos maus pensamentos, das mentiras e demais agentes nocivos à santidade.
Mais do que isso, é preciso recorrer a tudo quanto possa nos garantir saúde interior, como a verdade, o fruto do Espírito, o perdão, a graça de Jesus, o amor do Pai.

Graça seja com todos.


Fernando Sabóia

Nenhum comentário:

Postar um comentário