quinta-feira, 6 de maio de 2010

Amar e Esperar


Bsb, maio de 2009. AD.
De Fernando Sabóia Vieira

Para Gustavo e Rafaela,
em maio de 2010, aD.

“O amor é paciente... o amor tudo espera...”
“Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.”

O amor não se entrega ao imediatismo da paixão. Embora sinta toda sua intensidade e apelo, ele não se insurge contra o tempo de Deus e do outro. Não se impõe como uma necessidade, mas liberta como uma dádiva. A paixão se entrega, mas exige. O amor se oferece, e nada requer. O amor se intensifica e se purifica aguardando o momento adequado para cada expressão, para cada palavra, para cada passo. Esperar expõe nossas motivações e denuncia nossas exigências pessoais. Esperar nos coloca em sintonia com o propósito de Deus e nos direciona para o bem estar do outro.
A paciência é a virtude que transforma a energia da paixão na constância do amor. Esperar é o exercício que forma o caráter de quem ama com o amor de Deus, e não cede aos apelos incontidos dos sentimentos.
A paciência torna o tempo em aliado, faz dele parceiro na conquista de alvos mais excelentes; a impaciência faz do tempo um inimigo cruel, destruidor da esperança e da alegria. A paciência é forjada no confiar em Deus; a impaciência gera o desespero do homem. A paciência produz paz e contentamento; a impaciência gera ansiedade e amargura. A paciência é boa conselheira, ensina prudência e sobriedade; a impaciência leva à precipitação e à falta de senso.
Esperar é renunciar à independência e aos próprios projetos, é desistir de fazer as coisas acontecerem do nosso jeito, no nosso tempo e com nossos recursos. A impaciência rouba o lugar de Deus e nos coloca no comando da vida. Deixamos de ter o Senhor como nosso Pastor e passamos a depender de nós mesmos. Assim, a impaciência termina mesmo por sufocar e extinguir o amor, que só prospera quando o Senhor está no centro de tudo. Na impaciência, não existe amor. A impaciência é expressão de egoísmo, não de amor, que é o seu oposto. Num momento, ela pode parecer prova de afeição, mas é uma semente maligna, que logo produzirá seus frutos de dissensão, discórdia, cobranças e ressentimentos.
A paciência nos leva a não sacrificar o excelente para ficarmos com o bom; leva-nos a conquistar o eterno e a não nos contentarmos com o temporal. Amar com paciência, exercitar a paciência no amor, forma pessoas amadurecidas: crianças são impacientes, imediatistas e, assim, inconstantes. Aprender a esperar, suportar, manter-se firme num propósito, não se abalar com tempos, circunstâncias e aparências levará a experiências que produzirão crescimento em Cristo e darão solidez à vida e ao relacionamento.
O amor espera. Espera e cuida. Semeia e espera. Espera e vigia. Constrói e espera. Espera e oferece seu tempo como sacrifício vivo. Renuncia a seus ímpetos e demandas e espera. Espera para ver o bem do Senhor prosperar e desfrutar dele.
Esperar nos esvazia as mãos para podermos receber tudo de Deus, de quem procede todo dom perfeito e toda boa dádiva. Vocês só serão bênção do Senhor um para o outro se esperarem o tempo em que Ele mesmo os oferecerá como presentes dEle, um para o outro.
Filhos queridos, amem e esperem; esperem e amem. Façam da espera, amar; e do amor, esperar. E o Deus do amor e da graça será fiel e generoso com vocês.

///fsv

Nenhum comentário:

Postar um comentário