sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Vida Interior

GUARDAR O CORAÇÃO


Caros,


Um pensamento que me surgiu ontem em conversa com um amigo.

A Palavra diz que devemos "guardar o coração porque dele procedem as fontes da vida". Fiquei pensando que isso significa que do mesmo modo como protegemos nosso corpo contra as agressões externas - perigos, enfermidades, o que pode causar dor, fazer mal etc - também devemos aprender a guardar (proteger, defender, preservar, conservar, manter íntegro) o coração daquelas coisas que lhe causam dano – sentimentos impuros, pensamentos impróprios, sonhos egoístas, temores, preocupações, ansiedade, conflitos etc.

Afinal, como disse Jesus, são essas coisas que contaminam o homem, mais do que as materiais e exteriores.

Como fazer isso? Penso que o caminho é fortalecer e ordenar o "homem interior", alimentando-o com pensamentos do alto, com sentimentos purificados e propósitos nascidos em Deus. Para isso é preciso que a gente aprenda se "desligar" emocionalmente das coisas deste mundo que passa, tanto das boas quanto das ruins, tanto das passadas quanto das possibilidades futuras. Usar o mundo como se não usasse, pois é uma figura, uma sombra que passa.
Também penso ser fundamental dedicar algum tempo à meditação na Palavra, que é “perfeita e restaura a alma”. Não apenas ler, não apenas instruir a mente, mas alimentar a alma com ela, pensando, ponderando, colocando-a no coração, onde ela deve ser guardada.

Sobre isso, são interessantes os textos de Madame Guyon (Caminho para Oração) e de Andrew Murray (Comunhão Diária com Deus), postados neste blog.

Graça de Jesus seja com todos.

Fernando Sabóia

Um comentário:

  1. Fernando,

    Ontem eu e Guga estavamos conversando sobre a necessidade de disciplina de nossos pensamentos em buscar as coisas do alto, para que não fiquemos presos ou confundidos com as lutas em nossa carne, inclusive contra o pecado.

    Meditamos um pouco sobre o texto de 2 Pedro 1:3-10, que transcrevo abaixo com nossos destaques:

    "Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.
    Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência (a disciplina, o cuidado), associai com a vossa fé (sem fé é impossível agrdar a Deus) a virtude (poder de Deus/ caráter de Jesus); com a virtude, o conhecimento (conhecimento de Cristo e Sua Palavra / experiência na caminhada); com o conhecimento, o domínio próprio (conter-se/ não andar na inclinação da carne) com o domínio próprio, a perseverança (recomeçar sempre); com a perseverança, a piedade (um vida santa, com dedicação e exclusividade no coração); com a piedade, a fraternidade (o relacionamento entre os irmãos); com a fraternidade, o amor (acima de tudo o amor).
    Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum."

    Abraços,

    Vinícius

    ResponderExcluir