terça-feira, 16 de março de 2010

Meditação e Contemplação

MEDITAÇÃO E CONTEMPLAÇÃO
Algumas Noções Preliminares

(Fernando Sabóia, BsB/DF)
Caros,

No retiro de fevereiro deste ano fizemos alguns exercícios devocionais que envolviam orar, meditar e contemplar.
Registro aqui idéias iniciais sobre meditação e contemplação que serviram de base para esses exercícios. Aos que se interessarem, posso indicar algumas leituras de onde extrai esses conceitos.

MEDITAÇÃO

Meditar é, simplesmente, dirigir o pensamento de forma pausada e ponderada, considerar com calma e atenção, lembrar, comparar, associar, pesar, aplicar conceitos e idéias sobre um determinado objeto.
Nossos pensamentos podem ser controlados e disciplinados. Esse é um processo que aprendemos, por exemplo, na escola, quando temos que estudar determinados assuntos.
A meditação é uma maneira de fazer isso, voltada não para uma simples compreensão de algo, mas para um aprofundamento na apreensão do seu significado e repercussões.
Há vários tipos de meditação. Alguns visam principalmente esvaziar e acalmar a mente. Outros buscam ir além e obter um preenchimento da alma. A meditação cristã se insere neste último conjunto.

MEDITAÇÃO NA PALAVRA

Dentre as várias formas de meditação, os cristãos privilegiam a Meditação na Palavra, embora se possa meditar a partir das coisas criadas, de textos não bíblicos, da vida de pessoas etc.
Meditar na Palavra significa, então, dirigir o pensamento para as palavras, feitos e caráter de Deus a partir das Escrituras.
É mergulhar no texto deixando o Espírito guiar os pensamentos e os sentidos, eliminando as dispersões e focando em seu objeto.
Na meditação busca-se ir além do significado gramatical do texto, considerando suas implicações, suas aplicações e sua repercussão pessoal. Quando meditamos queremos penetrar na mente que escreveu aquelas palavras, alcançar o Espírito do Seu Autor.

DIFERENÇA ENTRE COMPREENDER, ESTUDAR E MEDITAR

Pode-se mais claramente distinguir a meditação na Palavra da compreensão e do estudo a partir de um exemplo.
Considere-se o texto bíblico: "Pai nosso que estás no céus".
Compreender o texto significa alcançar seu significado gramatical e literal. Qualquer pessoa que saiba ler Português entenderá essa frase.
Estudar o texto é explorar seus possíveis significados considerando o ambiente cultural, a época, seu contexto literário, sua conexão com os demais ensinos da Bíblia etc. Por exemplo, o que significa "céus" nesse texto? Como essa palavra era usada na língua original? Como podemos entender que o Pai está nos céus?
Meditar significa colocar-se dentro do texto, vivê-lo, senti-lo, encher-se do seu significado, buscar sua profundidade, aplicá-lo à vida, deixar que ele atinja pessoalmente, transforme, atue sobre convicções e vontades.
No exemplo proposto, meditando podemos considerar que a expressão "nos céus" coloca o Pai acima de todas as coisas, numa posição de exaltação, de excelência, a partir da qual Ele tudo vê, sobre tudo reina. Assim, devo honrá-lo como o Altíssimo, dar a Ele o lugar mais importante no meu coração etc.

CONTEMPLAÇÃO

Contemplar é colocar-se consciente e atentamente na Presença de Deus, sem qualquer intermediário. Considerar em primeiro lugar não Seus feitos ou palavras, mas Sua Pessoa, Seu Ser eterno e infinito, desejar e buscar ser cheio de Sua Presença.
É o exercício consciente do fato mais elementar de nossa fé: Deus vive e quer comunhão conosco. Para isso Ele nos criou.
No mesmo exemplo, contemplar é entregar-se consciente e totalmente a essa realidade celestial onde o Pai está presente, unir-se a Ele nessa dimensão espiritual, deixar que Ele seja tudo o que Ele quer ser em nossa vida.
Nem sempre é fácil – e nem é necessário – separar a meditação da contemplação. Os que fazem essa distinção ressaltam apenas que a meditação em geral é focada na Palavra, enquanto a contemplação volta-se para uma consciência direta da Presença de Deus.

///fsv

Um comentário:

  1. muito bom!!! Saudades de vocês, saudades de Brasília!!! Graça de Jesus sobre todos.

    ResponderExcluir