quinta-feira, 11 de março de 2010

Amar a Deus

UM POUCO DE SÃO BERNARDO DE CLAIRVAUX (1090-1153)

Sobre o amor de Deus e o amar a Deus.

"Se alguém diz que Deus é bom, grandioso, bendito, sábio ou qualquer outra coisa do gênero, o ponto de partida é essa afirmação – Deus é ... O que Deus é? Ele é a vontade toda poderosa, a bondade e a força infinitas, a luz eterna, a razão imutável e a suprema benignidade; Ele criou as almas para se comunicar com elas, Ele as vivifica para que elas sintam Sua presença; Ele lhes dá um coração para que elas O desejem; Ele as dilata para que elas O recebam; Ele as justifica para que elas O mereçam; Ele as inflama para que elas tenham zelo, Ele as torna fecundas para que frutifiquem; Ele as guia para que andem nas veredas da eqüidade; Ele as molda para os ternos afetos; Ele as mantém nos justos limites da sabedoria; Ele lhes dá a força que produz a virtude; Ele as visita para as consolar; Ele as ilumina para o conhecimento; Ele as faz viverem eternamente, as cumula de felicidade e as cerca de completa segurança."

"Deus se mostra de maneiras diferentes para pessoas diferentes, e diferentemente para as mesmas pessoas em diferentes ocasiões, de acordo com suas aspirações e necessidades. Às vezes Ele é o Noivo que deseja tomar gentilmente a Noiva (a Alma) em Seus braços e deliciar-se no seu amor; e essa experiência a nós concedida de tempos em tempos mesmo na nossa presente peregrinação terrena coroa todos os desejos do nosso coração.
Outras vezes Ele vem como o Médico, com remédios para as almas fracas e imaturas... Não nos sentimos nós muitas vezes assim em oração – nós que somos quotidianamente incomodados por nossos tropeços do presente e envergonhados pelos do passado? De quão grande amargura Tu me livraste, bom Jesus, vindo a mim dessa maneira! Quantas vezes, quando me desmanchei em tristeza e vergonha e Tu ungiste minha amargurada consciência com Tua misericórdia e derramaste o óleo de alegria em minhas feridas! Quantas vezes regressei, cheio de alegria e confiante no perdão, da oração que iniciara em quase desespero da salvação! Todos os que já passaram por isso bem sabem que o Senhor Jesus é um Médico que cura os contritos de coração e sara suas enfermidades. Aqueles que carecem dessa experiência, que creiam nas palavras do Senhor quando Ele diz "O Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos, para curar os quebrantados de coração". Que venham e experimentem o Senhor por si mesmos, e que aprendam o significado de "Misericórdia quero, e não sacrifício".

Às vezes, também, Ele se encontra com a Noiva (a Alma) como seu Companheiro do caminho, um Amigo viajante cuja conversa a tal ponto a alegra e a alivia de suas fadigas que, quando Ele se vai, ela diz "Meu coração não ardia por Jesus, quando Ele me falava pelo caminho?
Ele se revela, então, como Noivo, como Médico e como Companheiro do caminho. E, eu penso, Ele também nos aparece, às vezes, como o rico Pai, cuja casa está abastecida de alimento para toda a família; ou como um poderoso Rei, que deseja mostrar a Sua tímida Noiva (a Alma) as riquezas de Seus lagares e celeiros, Seus jardins e Seus campos, a fim de que ela os deseje e Ele a conduza, finalmente, à Sua câmara secreta."

"É muito importante que cada Alma que dentre vocês busca a Deus perceba que Deus já estava a campo primeiro, e a estava procurando, antes que ela começasse a procurá-lO... não há pior crime do que alguém se apoderar do crédito por uma graça recebida, por pequena que seja.
Você está acordado? Bem, Ele também está. Se você se levantar nas horas da noites, se você antecipar ao máximo o seu despertar matutino, você vai encontrá-lO acordado – você nunca conseguirá antecipar Seu despertar. Nesse relacionamento com Ele, você estará sempre errado se atribuir a si mesmo qualquer prioridade ou predominância; pois Ele ama mais do que você e ama antes de você."

"Como já disse antes: a razão pela qual amamos a Deus é Ele mesmo. Digo com verdade, pois Ele é a causa eficiente e final desse amor. É Ele quem para isso proporciona a oportunidade, suscita o movimento e cumpre o desejo. Ele fez com que O amemos, ou antes, Ele se fez tal que temos que amá-lO. Ele nos inspira a esperança de amá-lO um dia com um amor mais feliz, pois do contrário em vão O amaríamos. Seu amor por nós prepara e recompensa nosso amor por Ele. Ele se antecipa a nós com Sua bondade, se faz amar em resposta a Sua justiça e nada é mais doce do que atender a Ele.
Ele é rico o bastante para suprir a todos os que o invocam, mas Ele não tem nada mais precioso para dar do que a Si mesmo. Ele se deu para merecer nosso amor, Ele se reservou para ser nossa recompensa; Ele é o alimento servido às almas santas, a vítima entregue para resgate das almas cativas."

Trechos de "Considération", de "Cantiques des Cantiques" e de "Traité de l’Amour de Dieu".
Tradução de Fernando Sabóia Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário