sexta-feira, 10 de abril de 2020

JORNADA PASCAL 2020, AD
7º Dia – Ler Mateus, Capítulo 26

A Última Páscoa, a Primeira Santa Ceia

“Estamos nos aproximando da cena final do ministério de nosso Senhor Jesus Cristo. Até esta altura, temos lido sobre suas declarações e seus feitos. De agora em diante vamos ler sobre seus sofrimentos e sua morte. Até agora o temos visto como o grande Profeta; daqui por diante o veremos como o grande Sumo Sacerdote. Esta é uma parte das Escrituras que deveria ser lida com muita atenção e reverência. O lugar em que pisamos é terra santa. Vemos aqui como o Descendente da mulher esmagou a cabeça da serpente. Vemos aqui o grande sacrifício para o qual apontavam todos os sacrifícios do Antigo Testamento. Vemos aqui como foi vertido o sangue que nos “purifica de todo o pecado”, como foi morto o Cordeiro que “tira o pecado do mundo”. Vemos revelado na morte de Cristo o grande mistério de como Deus pode ser justo e mesmo assim justificar o ímpio” (J. C. Ryle)

PARA MEDITAR E COMPARTILHAR

1) Por que Jesus aceitou ser ungido por aquela mulher com um bálsamo precioso?

2) Qual o significado da páscoa para os judeus? O que essa história do Velho Testamento nos revela sobre a justiça e a misericórdia de Deus?

3) Naquela noite, Jesus celebrou a última Páscoa judaica e a primeira Ceia cristã. Qual o significado para nós dessa Ceia?

4) Medite sobre a atitude e a oração de Jesus no Getsêmani. Por que Jesus estava tão angustiado? Como Ele orou ao Pai?

5) O Sinédrio era o tribunal que reunia as autoridades judaicas daquele tempo. Como foi o julgamento de Jesus? Por que o condenaram?

6) Siga os passos e atitudes de Pedro nesses acontecimentos. O que podemos aprender com isso?


Fsav/isn-bsb/2020AD



Nenhum comentário:

Postar um comentário