terça-feira, 7 de abril de 2020

JORNADA PASCAL 2020, AD
4º Dia – Ler Mateus, Capítulo 23

Um Discurso Severo contra a Hipocrisia Espiritual


“Estamos dando início a um capítulo que, em certo sentido, é o mais marcante em todos os quatro evangelhos. Contém as últimas palavras que o Senhor Jesus falou dentro das muralhas do templo. São palavras que consistem de uma desmanteladora exposição dos fariseus e escribas, e uma contundente reprimenda às suas doutrinas e práticas. Tendo pleno conhecimentode que o seu tempo sobre a terra estava chegando ao fim, nosso Senhor já não deixa de tornar pública a sua opinião acerca dos principais mestres da nação judaica. Sabendo que em breve deixaria de estar com seus seguidores, e que estes ficariam como ovelhas entre lobos, Jesus os adverte claramente a respeito dos falsos pastores por quem estavam cercados” (J.C. Ryle).

Essas palavras de Jesus, embora severas e duras, devem permanecer como uma advertência para todos nós que somos seus discípulos e proclamamos o Reino em Seu nome.  É muito importante que nos resguardemos de atitudes como essas dos religiosos daquela época, pois, infelizmente, elas não são raras no meio da Igreja. A hipocrisia, o formalismo, a dominação, a distorção dos ensinos, o legalismo, o sectarismo, a soberba, tudo isso pode surgir e crescer a pretexto de zelo pelo Evangelho e pela santidade Deus. Ao meditar nessas advertências e repreensões do Senhor consideremos sobretudo o nosso próprio coração e procedimentos.


PARA MEDITAR E COMPARTILHAR

1) Considere as palavras de Jesus nos versículos 1 a 12. Que atitudes Jesus reprovou duramente nos fariseus? Você pode fazer uma lista delas? Será que corremos o risco de repetir esses erros de algum modo?
2) Jesus usou uma maneira muito severa de falar para repreender oito procedimentos dos fariseus. O que mereceu tão dura condenação de Jesus? Você acha que essas coisas podem acontecer na Igreja hoje?
3) O que o lamento de Jesus sobre Jerusalém no final deste capítulo revela sobre o coração de Deus e sobre a obstinação dos homens?



Fsav/isn-bsb/2020AD

Nenhum comentário:

Postar um comentário