domingo, 5 de abril de 2020

JORNADA PASCAL 2020, AD
2º Dia – Ler Mateus, Capítulo 21
Jesus entra em Jerusalém


“Jesus entrou pela última vez em Jerusalém de um modo que mostrava que Ele não era outro senão o Messias, o Filho de Davi, que vinha a Sião reivindicar a cidade como de sua propriedade. Vinha fazer de Jerusalém o que Deus queria que ela fosse, mas que nunca fora, “a alegria de toda a terra”, donde as correntes de misericórdia e salvação jorrariam para a humanidade toda. ... Jesus deliberadamente providenciou para entrar na cidade cavalgando, não revestido da pompa exterior da realiza, nem equipado como um rei guerreiro da terra, com cavalos e carros, mas, como predissera o profeta, humilde, montado em jumento”. (R.V.G. Tasker)


Ao entrar dessa vez em Jerusalém, Jesus assumiu uma postura diferente no seu ministério. Ao invés da discrição que caracterizara suas outras visitas à cidade, Ele agora se apresenta publicamente como aquele que vem em nome do Senhor. Sua fama o precedera e, segundo o relato de João, muitos que haviam testemunhado a ressurreição de Lázaro estavam lá presentes e davam testemunho desse milagre, de modo que uma multidão se reuniu nas ruas para saudar Sua chegada, colocando no Seu caminho galhos de árvores e mesmo suas próprias vestimentas, e cantando hosanas ao Rei. Por isso, no calendário cristão tradicional, chamamos ao dia de hoje Domingo de Ramos.
Todo o alvoroço que Sua entrada causou em Jerusalém e sua atitude inicial de purificar o templo daqueles que estavam fazendo do santuário local de comércio provocaram a oposição de seus adversários e despertaram as forças espirituais do mal, que passaram a se mobilizar contra Ele. Começava ali a última e decisiva batalha pela salvação dos homens.


PARA MEDITAR E COMPARTILHAR


1) Imagine toda a cena descrita nos versículos 1 a 11. Como você a descreveria para alguém? O que mais toca seu coração nesses acontecimentos?

2) Logo ao entrar em Jerusalém Jesus vai ao templo e expulsa todos os que faziam comércio ali e expulsa os cambistas. Por que Ele fez isso? O que isso significava naquele tempo e o que significa hoje para a Igreja?

3) Jesus voltou para Betânia ao final daquele dia para dormir lá. Na manhã seguinte, ao ir de novo a Jerusalém, teve fome e procurou frutos numa figueira que encontrou no caminho. O que aconteceu? Como você entende Suas palavras nessa passagem?

4) Jesus vai, então, ao templo para ensinar. Começa ali uma série de confrontos dele com os vários grupos religiosos dos judeus: sacerdotes, escribas, anciãos, fariseus, saduceus. Jesus se posiciona com sabedoria e firmeza, confrontando seus adversários e expondo os seus corações.

a) Com Ele respondeu aos que questionaram Suaautoridade?

b) Qual o significado da parábola dos dois filhos?

c) A quem se aplicava a parábola dos lavradores maus? Qual a reação dos principais sacerdotes e fariseus?





Fsav/isn-bsb/2020AD

Nenhum comentário:

Postar um comentário