sexta-feira, 3 de abril de 2020

Convite a uma Jornada Pascal


“Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa...”
Lucas 22:15



Queridos irmãos e irmãs, companheiros de jornada,


A presente e inesperada crise global provocada pela pandemia do novo coronavírus, que está a assolar a humanidade e desafiar nossa pretenciosa civilização moderna, nos colocou a todos numa condição não voluntária de isolamento social e de abstenção de muitas de nossas atividades habituais. Nosso estilo de vida, relacionamentos, tarefas profissionais, escolares e domésticas, rotinas de compras e de atividades, escala de valores, projetos, viagens, planos, tudo está profundamente alterado nesses dias e não podemos ainda saber ao certo quando essa fase passará e como será o mundo depois dela. Esperam-se profundas e graves consequências econômicas e sociais e reordenamentos nas forças políticas e financeiras que regem as Nações.
O medo e a ansiedade espalham-se por toda parte. Nossas modernas mídias eletrônicas nos trazem todos os dias o céu e o inferno, informações e mentiras. Como sempre acontece nesses momentos críticos da história humana, aparecem tanto os mártires e heróis quanto os tiranos e usurpadores. Os dirigentes e líderes políticos e sociais estão confusos e os cientistas perplexos.
Também a Igreja de Jesus tem sido convocada a viver esses dias de provação, recolhimento, reflexão e exercício de fé e de misericórdia. Precisamos de graça e de sabedoria para discernir os tempos e as vozes que nos falam por toda parte, e necessitamos de ânimo e de coragem para atravessar esse deserto adiante de nós, sem nos esquecermos de nossa identidade e missão. É necessário que tenhamos firmes os fundamentos do Reino de Deus, do Evangelho de Jesus, de Sua vida e obra, e da doutrina dos Apóstolos.
Sabemos que há uma dimensão espiritual em toda essa situação. Deus, por vezes, deixa que a humanidade sofra drasticamente as consequências de suas escolhas. Mas também sabemos que Ele continua no controle de tudo. O Senhor está no Trono e não está surpreso, agitado ou temeroso. Ele vive e reina.

Com a aproximação da data à comemoração da Páscoa na nossa tradição cristã ocidental, gostaria de propor aos irmãos que nessa semana que antecede essa celebração percorrêssemos juntos os passos de Jesus nos dias que antecederam Sua morte na cruz, conforme narrados no Evangelho de Mateus.
A proposta é meditarmos nos últimos e dramáticos acontecimentos da vida de Jesus, desde sua ida a Jerusalém para a Sua última Páscoa até seu julgamento, martírio, morte na cruz e ressurreição, e, nesse caminho, nos aprofundarmos na compreensão e experiência de nossa inclusão nesses fatos pelo batismo em Cristo com todas as implicações disso para nossa vida.
Faremos da seguinte maneira. A cada manhã vamos publicar um roteiro para reflexão e compartilhamento seguindo a narrativa de Mateus nos capítulos 20 até o 28. Assim, presencial ou virtualmente, poderemos compartilhar nos grupos menores e com as pessoas com quem moramos nossos pensamentos, ideias e meditações sobre esses acontecimentos da vida de Jesus.
Começaremos no sábado, dia 4, e prosseguiremos até o domingo de Páscoa, dia 12. Vamos buscar crescer em nossa compreensão e participação pessoal e comunitária nesses eventos fundamentais para nossa fé e comunhão com Deus. Vamos caminhar com Jesus desde Sua chegada em Jerusalém, Suas discussões no templo, Suas palavras e ensinos. Vamos participar com os discípulos da Ceia do Senhor e nos envolvermos na dinâmica dos fatos tão decisivos de Seus últimos dias nesta Terra. A traição, a reação dos seguidores e do povo, Seu julgamento e morte. Até nos tornarmos também, no domingo de Páscoa, testemunhas de Sua ressurreição. Vamos construir juntos essa jornada, como se estivéssemos produzindo o roteiro para uma minissérie, na qual nós também atuamos como personagens!

Queridos irmãos e irmãs, vamos fazer dessa “quarentena” nossa “quaresma”, nossa jornada pascal. Um tempo de recolhimento, de meditação, de quebrantamento, de busca do Senhor, de testemunho de fé e de comunhão. Uma celebração do Povo de Deus, da Igreja de Jesus.

Seu conservo e companheiro de jornada,


Fernando Saboia


Brasília em abril de 2020, AD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário