quinta-feira, 16 de abril de 2020

“Crescei na graça e no conhecimento de nosso senhor Jesus Cristo”
2ª de Pedro 3:18

Queridos irmãs e irmãos, companheiros de jornada,

Como entender essa expressão do apóstolo Pedro: “crescei na graça” do nosso Senhor Jesus Cristo. Como se “cresce” na graça?
Compartilho aqui alguns pensamentos sobre isso.
Inicialmente, é importante lembrar que a graça de Deus, manifestada em Jesus Cristo, não é, principalmente, uma doutrina do CristianismoA graça de Deus manifestada em Jesus Cristo é, essencialmente, uma experiência dos que são alcançados pelo Reino de Deus!
Enquanto não se pode, propriamente, “crescer” numa doutrina, é possível e mesmo desejável que cresçamos em experiência, isto é, na prática e vivência das realidades espirituais reveladas e operadas pelo Espírito de Deus.
Fosse a graça apenas uma doutrina não se poderia propriamente “crescer” na graça. Mas, sendo a graça de Jesus uma experiência contínua na nossa vida, podemos nos aprofundar e crescer nela.
Nós, de fato, experimentamos a graça quando fomos chamados ao Reino e ao discipulado de Jesus: nossos pecados foram perdoados, fomos aceitos e amados como éramos, fomos tornados de inimigos filhos de Deus, o preço das nossas transgressões foi pago por Jesus na cruz.
Assim, experimentamos a graça do Senhor a cada momento em que vivemos, existimos e respiramos – toda a criação é sustenta por Ele.
Também experimentamos a graça quando somos supridos de bens e alegria e também quando somos socorridos em nossas aflições.
Mas como se cresce na graça? Crescemos na graça nos quando nos aprofundamos em experimentar os dons, socorros, sustentos e alegrias que o Senhor nos concede. Crescemos na graça quando experimentamos a suficiência de Deus!
Paulo cresceu na graça quando percebeu que seu passado de fariseu soberbo e de perseguidor da Igreja não eram impedimento para seu ministério, porque ele havia alcançado graça e sido salvo por ela!
Mais ainda, ele descobriuem sua experiência de vida, nessa mesma graça que o havia salvo e tornado aceito pelo Pai o poder que o capacitava para o serviço:

“Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.
Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo” 

Paulo cresceu na graça quando, em sua luta contra o seu “espinho na carne” o ouviu do Senhor:

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.

Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte” 

Ali Paulo experimentou a capacitação e a suficiência que vêm diretamente de Deus e que só pode operar plenamente na fraqueza humana!
Crescer na graça é crescerse aprofundar, na experiência da suficiência de Deus, dos seus dons e socorros, do seu amor e do seu poder misericordiosamente concedidos a nós.
Podemos aplicar isso a muitas áreas da nossa vida e do nosso caráter, a muitas circunstâncias, relacionamentos e acontecimentos.
Crescemos na graça quando abandonamos nossa justiça própria, nossa busca de merecer reconhecimento e abandonamos as amarguras, ressentimentos, vinganças e desejos de compensações para receber e responder com gratidão a graça do Senhor que nos sustenta, acolhe, perdoa, comunica seus dos nos santifica para Ele mesmo.

Crescemos na graça quando abandonamos o espírito de julgamento e exercitamos a misericórdia e o perdãoquando perdoamos como fomos perdoados e permitimos que a graça que nos alcançou flua por meio da nossa vida para alcançar outros.
Crescemos na graça quando abandonamos a confiança em nós mesmos renunciamos ao desejo de controlar todas coisas, de termos o comando de nossas vidas, para dependermos do suprimentoda providência e da suficiência de Deus.
Crescemos na graça quando abandonamos o orgulho e a soberba e nos dispomos a aprender o caminho da humildade, reconhecendo que tudo vem d’Ele e tudo é para Ele, pois aos humildes Ele concede graça.
Crescemos na graça quando aprendemos a receber o amor de Deus e viver para o louvor da Sua glória e para servir a Ele na capacitação com que Ele mesmo nos supre, por Sua graça.

Caros, que a suficiente graça de Jesus seja com cada um de vocês.

Seu conservo e companheiro de jornada,

Fernando Saboia

Fsav/isn-bsb/2020AD

Nenhum comentário:

Postar um comentário