segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Um Pouco de Andrew Murray (1828-1917)



Nós, cristãos “modernos” (ou “pós-modernos”) temos, por vezes, dificuldades em desenvolver uma comunhão íntima diária com Deus. Assim, compartilho a sugestão de um irmão do passado sobre como pode ser nosso devocional de cada dia, em busca de uma vida cristã mais profunda.


COMUNHÃO DIÁRIA COM DEUS


1. A primeira e principal necessidade de nossa vida cristã é Comunhão com Deus.
A vida divina que está em nós procede de Deus e depende inteiramente dEle. Assim como eu necessito a cada momento renovar o ar que eu respiro, assim como o sol a cada momento renova a luz que ele envia , do mesmo modo somente através da comunicação viva e direta com Deus minha alma pode se fortalecer.
O maná de um dia se deteriorava com a chegada da manhã seguinte. Eu tenho que ter diariamente graça renovada dos céus, e só posso obter isso esperando no próprio Deus. Comece cada dia colocando-se diante de Deus e deixando que Ele toque você. Separe tempo para estar com Deus.

2. Para tanto, que seu primeiro ato de devoção seja apresentar-se quieto diante de Deus. Na oração, ou no culto, tudo depende de Deus tomar o lugar principal. Eu preciso curvar-me silenciosamente diante dEle em humilde fé e adoração, dizendo, então, no meu coração: “Deus é. Deus está. Deus está perto. Deus é amor e deseja comunicar Ele mesmo a mim. Deus, o Altíssimo, Aquele que opera tudo em tudo, está agora mesmo esperando para operar em mim, e Se revelar.” Gaste tempo assim, até você saber que Deus está muito perto.

3. Quando você tiver dado a Deus o Seu lugar de honra, glória e poder, assuma o seu próprio lugar de profunda pequenez, e busque ser cheio do Espírito de humildade. Como criatura, é sua bênção não ser nada, para que Deus possa ser tudo em você. Como pecador, você não é digno de olhar para Deus, curve-se e rebaixe-se. Como santo, deixe que o amor de Deus tome conta de você, e curve-se rebaixando-se mais ainda. Mergulhe diante dEle em humildade, mansidão, paciência e se renda a Sua bondade e misericórdia. Ele exaltará você. Oh, gaste tempo para se colocar muito abaixo diante de Deus.

4. Depois, aceite e valorize seu lugar em Cristo Jesus. Deus não tem prazer em nada senão no Seu Filho amado e não pode se satisfazer com nada diferente naqueles trazidos para perto dEle. Entre profundamente na santa presença de Deus na ousadia que o sangue nos dá e com a segurança de que em Cristo você é muitíssimo agradável a Ele. Em Cristo você está além do véu. Você tem acesso ao próprio coração e amor do Pai. Esse é o grande objeto da comunhão com Deus, que eu possa ter mais de Deus na minha vida e que Deus possa ver Cristo formado em mim. Fique em silêncio diante de Deus e deixe que Ele o abençoe.

5. Esse Cristo é uma Pessoa viva. Ele ama você com um amor pessoal e Ele busca a cada dia uma resposta pessoal de seu amor por Ele. Olhe para Seu rosto com confiança, até que Seu amor realmente brilhe no seu coração. Faça o coração dEle feliz dizendo a Ele que você verdadeiramente O ama. Ele se oferece a você pessoalmente como seu Salvador e Libertador do poder do pecado. Não pergunte, “posso ser guardado do pecado, se eu permanecer perto dEle?”, mas pergunte “posso ser guardado do pecado, se Ele estiver sempre perto de mim?” e você perceberá de pronto como é seguro confiar nEle.

6. Nós não temos apenas a vida de Cristo em nós como poder e Sua presença em nós como uma pessoa, mas temos Sua semelhança para ser inscrita em nós. Ele deve ser formado em nós de modo que Sua aparência e figura, Sua semelhança, possam ser vistas em nós. Curve-se diante de Deus até alcançar algum senso da grandeza e da maravilha da obra que será feita por Deus em você nesse dia. Diga a Deus: “Pai, aqui estou para que Tu me concedas o quanto eu puder receber da semelhança de Cristo”. E espere ouvi-lO dizer: “Meu filho, Eu lhe dou o quanto de Cristo seu coração estiver aberto a receber”. O Deus que revelou Jesus em carne e O aperfeiçoou vai revelá-lO em você e aperfeiçoá-lO em você. O Pai ama o Filho e tem prazer em formar Sua imagem e semelhança em você. Conte com isso, com que essa obra bendita será feita em você, se você esperar no seu Deus e se mantiver em comunhão com Ele.

7. A semelhança com Cristo consiste em duas coisas, principalmente – semelhança na Sua morte e semelhança na Sua ressurreição (Rom 6:5). A morte de Cristo foi a consumação de Sua humilhação e obediência, a completa entrega de Sua vida para Deus. Nele nós estamos mortos para o pecado. À medida que nos aprofundamos em humildade e dependência e completa rendição a Deus, o poder de Sua morte opera em nós e nós somos conformados com Sua morte. Do mesmo modo nós O conhecemos no poder de Sua ressurreição, na vitória sobre o pecado e em toda alegria e poder da vida ressurrecta. Dessa maneira, a cada manhã, “apresentem-se diante de Deus como aqueles que estiveram mortos e vivem”. Ele vai sustentar a vida que Ele deu e conceder graça para viver como ressurrectos.

8. Tudo isso só pode acontecer no poder do Espírito Santo, que habita em você. Conte com Ele para glorificar Jesus em você. Conte com Cristo para aumentar em você o fluir do Seu Espírito. Do mesmo modo como você espera diante de Deus para ter consciência de Sua presença, lembre-se de que o Espírito está em você para revelar as coisas de Deus. Busque na presença de Deus ter a unção do Espírito de Cristo tão verdadeiramente que toda sua vida possa ser espiritual a cada momento.

9. À medida que você meditar nessa maravilhosa salvação e buscar uma completa comunhão com o grande e santo Deus, e esperar nEle para ter Cristo revelado em você, você perceberá o quanto é necessário renunciar a tudo para recebê-lO. Busque graça para entender o que significa viver tão completamente para Deus quanto Cristo viveu. Somente o próprio Espírito Santo pode ensinar a você o que representa uma total entrega de toda a vida a Deus. Espere em Deus para que Ele lhe mostre o que você ainda não sabe sobre isso. Que cada aproximação a Deus e cada busca de comunhão com Ele seja acompanhada por uma nova, definitiva e completa rendição para que Ele trabalhe em você.

10. “Pela fé” deve aqui, como em todas as Escrituras e em toda vida espiritual, ser a expressão chave. Quando você se colocar diante de Deus, que seja com uma profunda e tranqüila fé nEle, no Invisível, que está tão perto, tão santo, tão poderoso e tão amoroso. Igualmente, que seja com uma profunda e tranqüila fé em que todas as bênçãos e poderes da vida celestial estão à sua volta e estão em você. Apenas consagre-se pela fé a uma perfeita confiança na comunhão com Deus, e Deus será tudo em tudo para você.


“The Deeper Christian Life”, Cap. I”

(Tradução: Fernando Sabóia Vieira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário