quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Multicolorida Sabedoria de Deus

A multicolorida sabedoria de Deus - Efésios 3:10, nas melhores traduções do ramo

(Fernando Sabóia Vieira, Igreja em Brasília, outubro de 2009, AD)

Devocional para as crianças de todas as idades do Reino de Deus.

Qual sua cor favorita?
Quando a gente tem uma cor favorita a gente quer pintar tudo com ela e acha feias as outras cores.
Mas será que tudo fica bonito com essa nossa cor favorita? Por exemplo, o roxo. É muito bonito numa flor, mas que tal uma vaca roxa? O céu é lindo azul, mas será que um menino azul era bonito?
Mesmo que a gente tenha uma cor que a gente gosta mais, tem coisas que ficam mais bonitas de outras cores, não é?
E se só existisse a nossa cor? Será que o mundo seria mais bonito? Acho que não. Deus fez o mundo usando muitas cores. Aliás, foi Ele quem inventou todas as cores, as que nós conhecemos e outras que nós nem conseguimos ver. Ele não quis que tudo fosse de uma cor só.
Quando a gente vai pintar um quadro, uma paisagem, também quer usar muitas cores, para que fique bem legal.
A Bíblia diz que a sabedoria de Deus é de muitas cores. Ele fez não só cores diferentes, mas também pessoas, gostos, lugares, animais, plantas de todos os tamanhos, formatos e jeitos. Na verdade, se a gente olhar bem, não existem duas flores totalmente iguais, nem dois animais e nem duas pessoas. Até os gêmeos são diferentes, se a gente prestar bem atenção.
É por isso que cada pessoa tem o seu jeito e as coisas que gosta, diferente das outras. Alguns gostam de ir à praia, outro preferem uma fazenda. Tem gente que gosta mais de uma brincadeira do que da outra, acha aquela comida mais gostosa e tudo o mais.
Assim, cada um pode ter o seu preferido, mas tem que deixar os outros também terem os seus. E concordar que o mundo é mais legal e mais bonito assim.
As pessoas que querem que tudo seja só da cor que elas gostam, que tudo seja do jeito delas, ficam muito chatas e não aproveitam muitas coisas boas que não são como elas queriam, mas são como Deus queria. Deus gosta de usar todas as cores que Ele inventou.
Na Igreja, na família de Deus, é muito importante aprender que a sabedoria do Pai do Céu é de todas as cores. Ele tem muitas idéias e muitos jeitos diferentes para fazer tudo. A gente não pode querer que seja sempre com a nossa cor, como a gente prefere.
Às vezes a gente queria só o branco da tranqüilidade, mas tem que enfrentar o vermelho do perigo.
Seria bom se fosse sempre o azul do descanso, mas tem a hora do roxo da luta.
É muito legal o verde da vida, mas também acontece o preto do luto.
Se pudesse, a gente viveria sempre no dourado da festa, mas às vezes Deus usa o cinzento da espera.
O mais importante é reconhecer que todas as cores foram feitas por Deus e que é Ele quem sabe como melhor colorir nossos dias. No final, vamos ver que Ele fez da nossa vida um quadro perfeito. ///fsv

Um comentário:

  1. Um simples exemplo que me trouxe a memoria o quanto o Senhor quer que eu deixe de ser dautonica e veja muito além das minhas cores! Fui muito abençoada com esse post!
    A proposito... Adorei a " vaca roxa" rsrsrsr
    Débora.

    ResponderExcluir