quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Suportai as Aflições

“Suportai as aflições” (2ª a Timóteo 4:5)


Caros,

Talvez essa palavra não lhes pareça animadora, a princípio. Espero, no entanto, que, ao final, transmita fé e esperança, especialmente ao que passam por aflições e adversidades.
Paulo instrui Timóteo a suportar as aflições, as adversidades. Jesus já havia prevenido os discípulos quanto a isso. Vivemos num mundo decaído, poluído biológica e espiritualmente. Estragado. Nós também somos seres incompletos, falhos, corrompidos pelo pecado. Tudo isso produz conflitos, desencontros, quebras, sofrimentos.
No entanto, sabemos que acima desse caos aparente há um Deus que sobre tudo reina, a quem nada escapa ao controle, em nenhum momento.
Assim, nosso primeiro consolo está no fato de que as aflições e adversidades fazem parte do plano soberano de Deus para nossas vidas. Não significam que fomos abandonados por Ele ou que sejamos vítimas de algum tipo de maldição. Elas têm a ver com o estar neste mundo, como disse Jesus. Não são sempre produtos de um pecado específico ou de uma escolha errada, nossa ou das pessoas que têm influência sobre nós. O mundo é mau, está sujeito ao maligno e produz dias maus. Tudo nele tende ao caos e à decadência. Tudo se estraga, tudo quebra, tudo pode dar errado. Isso só será revertido quando todas as coisas estiverem novamente submetidas ao governo de Jesus.
Até lá, Ele vai usar as aflições e adversidades para nos aperfeiçoar, nos corrigir, nos ensinar a depender de Sua graça. Afinal, sabemos que todas as coisas (inclusive as “ruins”) cooperam para o bem dos que amamos a Deus, dos que fomos chamados segundo o Seu propósito.
Depois, essa palavra me revela que eu não tenho que vencer, evitar, superar nem mesmo guerrear contra as aflições. Tenho apenas que suportá-las, sofrê-las, como diz em outra tradução.
Aflições, adversidades muitas vezes advêm de situações e circunstâncias que estão além da nossa vontade ou poder de ação. Não tenho que perder o ânimo, me gastar em esforços e trabalhos nem me consumir em culpas. O Senhor nos diz tão somente para suportá-las. Nisso está Sua promessa e nossa esperança. Ele venceu o mundo. Nós aguardamos que essa vitória seja manifestada em tudo. Até lá, perseveramos, suportamos, resistimos, prosseguimos, apesar de tudo o que se opõe, sabendo que maior ainda é Aquele que está em nós e que é por nós.
Finalmente, essa palavra me anima por me lembrar que não estou sozinho. Todos os homens e mulheres que buscam agradar a Deus com suas vidas passam por aflições e adversidades. Na verdade essa é uma genuína marca das vidas dos santos da igreja. Não têm consolo neste mundo. Não encontram aqui prazer. Ao contrário, quanto mais caminham com o Senhor mais se deparam com oposições e sofrimentos. No entanto, assim vivendo, eles e nós, seguindo o exemplo de tão grande nuvem de testemunhas, experimentamos o consolo do Espírito, o amor do Pai e a graça suficiente e poderosa de Jesus.
Irmãos queridos, “suportai as aflições”, não resignados com um mundo mau, mas cheios de esperança na vitória já conquista por Aquele que vem e não tarda.
Maranata! Vem Jesus!

Que a graça de Jesus seja com todos.

Brasília, em 30 de dezembro de 2009.
Fernando Sabóia Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário