segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Andar com Deus

Brasília, em 30 de dezembro de 2009, aD.

Irmãos queridos,


Muitas metáforas podem ser utilizadas para descrever a vida espiritual. Na própria bíblia encontramos várias delas. Essas comparações servem para destacar pontos importantes da dinâmica do relacionamento com Deus e nos inspiram a prosseguir.
A vida espiritual pode, por exemplo, ser comparada a uma corrida em direção a um alvo, para a qual o atleta se prepara, se condiciona e se dedica totalmente, já que muito deseja alcançar a vitória.
Há também a imagem da guerra, da luta. Estamos, de fato, envolvidos num conflito contra o pecado e contra os inimigos de Deus que povoam este mundo tenebroso. O Reino dos céus é anunciado e se expande em território ocupado, seja no coração dos homens, seja no império das trevas.
Também podemos pensar na vida espiritual como uma edificação, uma obra. Deus a iniciou em nossa vida e vai terminá-la. Ele tem um projeto e trabalha para que cada um se torne o que Ele quer. Também faz isso com a igreja, que é comparada a um templo.
Muitos pensam em termos de uma missão, de uma tarefa a ser realizada. Ele é o Senhor e nós somos os servos. Ele tem um trabalho para nós e nós nos dedicamos a realizá-lo, de acordo com o Seu propósito.
Há quem prefira metáforas modernas, como um vídeo game, com suas fases, objetivos e obstáculos; como um empreendimento, com custos, investimentos, concorrência, metas etc ou como um processo de cura, com diagnóstico, remédios e terapias para a obtenção de uma saúde completa.
Neste final de ano, com todas as experiências e lutas que 2009 me trouxe, cresce no meu coração o desejo de que minha vida pudesse ser representada pela mais singela das metáforas bíblicas para a vida espiritual: andar com Deus.
Andar sugere constância, calma, companhia. Caminhando é possível manter uma longa conversa, sem pressa e sem pauta. Tem a ver com comunhão, transmissão de vida, ensino pelas palavras e pelo exemplo.
Andar permite ver a paisagem, apreciar as boas coisas do caminho. Também ajuda a manter a sobriedade e a esperança nos momentos difíceis.
Na fé não pode haver pressa, pois a fé é confiança no Deus que tem o controle sobre todas as coisas e sobre o próprio tempo. A fé coloca tudo na dimensão da eternidade, onde não há passado nem futuro, mas apenas a presença do Pai.
Temos que ter cuidado para não fazer do relacionamento com Deus mais uma coisa a nos estressar, complicar, pressionar, produzir cansaço e culpa. Desde o Éden, o Senhor quer caminhar com os homens. Por causa do pecado, fugimos desse encontro tão pessoal. Preferimos interpor algum tipo de mediação entre nós e Ele.
Em Cristo, não há mais barreiras. Ele é o Mediador que nos coloca na Presença. Podemos andar com Deus, ter a constante companhia dele.
Mas, saindo da metáfora para a realidade, o que é “andar com Deus”?
Acho que tem a ver com coisas simples como manter uma consciência constante da Sua Presença, mesmo quando estamos fazendo nossas tarefas normais. Ele está sempre lá, às vezes em silêncio, às vezes falando suavemente, às vezes movendo as circunstâncias, às vezes nos enviando seus mensageiros.
Falar com Ele sobre tudo o que nos acontece, sobre as banalidades da vida, sobre nossos sentimentos bons e maus, sobre nossas dúvidas e certezas. Nossa conversa com o Pai não deve ser um discurso bíblico ou um debate teológico, mas um diálogo familiar, sobre os assuntos cotidianos.
Ter na memória Sua Palavra, Sua vontade, tentar imitar cada gesto d’Ele.
Andar com Deus é convidá-lo para participar de tudo o que fazemos, desejamos ou pensamos, é nos voltarmos constantemente para o altar espiritual que existe no nosso coração, onde Ele está verdadeiramente presente todo o tempo. Encontrar ali repouso mesmo em meio às agitações e turbulências da vida.
Tenho descoberto que isso é possível. Não é fácil, mas é simples. Não é fácil porque temos muitas distrações e muitos maus hábitos no sentir e no pensar. Mas é simples porque consiste, exatamente, em se livrar de todas as complicações e ver a vida espiritual como um passeio, uma caminhada na companhia do Pai, do Filho e do Espírito.
Meus caros, que todos possamos aprender algo sobre andar com Deus no ano que se anuncia. Que possamos nos animar, guardar e ajudar uns aos outros nessa jornada.
Conto com cada um de vocês.
Que a graça de Jesus seja com todos.


Fernando Sabóia Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário