quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

O Consolo de Deus: a Felicidade dos que Choram


“Felizes os que choram, porque eles serão consolados.”

Mateus 5:4

            Queridos companheiros de jornada em busca da vida interior,

            Faço aqui o registro de uma mensagem compartilhada na nossa comunidade no mês de janeiro deste ano.
            Trata-se de uma meditação sobre a bem-aventurança direcionada aos que choram!


O Consolo de Deus: a Felicidade dos que Choram


Encontramos no Sermão do Monte essa declaração ousada e paradoxal, pronunciada pelo único capaz de dar sentido, conteúdo e consequência a ela. Dita por qualquer outro seria ela irônica, falsa, fazia, enganosa e mesmo cruel, como pregação vazia de uma religião ufanista ou de um humanismo alienado.
Com efeito, a existência humana neste mundo é repleta de dores e de lágrimas. As alegrias tendem a serem, no mais das vezes, efêmeras, ilusórias e falsas, enquanto que as tristezas são experiências permanentes e reais. Além do sofrimento pessoal que cada um de nós deve suportar, compartilhamos aquele que nos atinge a todos como comunidade e como humanidade, proveniente das crises econômicas e sociais, das guerras, da deterioração do meio ambiente, da iniquidade na distribuição dos recursos do Planeta, das enfermidades e de tantas outras circunstâncias em uma era globalizada.
No entanto, quando atentamos para essas palavras de Jesus, entendemos que nem todos os prantos podem ou mesmo devem ser evitados. Algumas lágrimas são mesmo desejáveis, pois podem atrair a felicidade do Reino de Deus.
A bem-aventurança dos que choram, sua felicidade prometida por Jesus, é o consolo de Deus, da Sua Presença e companhia. Não a vitória, o sucesso, o final feliz. Não as compensações, recompensas e reconhecimentos. Nem mesmo o aperfeiçoamento pessoal. Os que choram lágrimas de quebrantamento e de dor diante das mazelas pessoais e deste mundo corrompido pelo pecado serão cheios do Espírito Santo, que é o Consolador enviado pelo Senhor para estar sempre conosco.


Uma parte importante do ministério dos antigos profetas era anunciar o consolo de Deus para o Seu povo que lhe seria trazido pelo Messias prometido (Isaías 40:1-11; 57:14-21; 61:1-4). Em Lucas 4:18-19 vemos que Jesus tomou sobre si o ministério da consolação. Ele é o nosso consolo e o nosso consolador.
Consolar (paraklesis) significa colocar-se ao lado de alguém para ajudar, animar, auxiliar, defender, interceder. Jesus prometeu aos seus discípulos que estaria sempre com eles por meio do Consolador, o Espírito da verdade que habitaria neles (João 14:1-31). Esse era o maior temor dos discípulos naquele momento em que finalmente compreendiam que o Senhor haveria de partir, o de que ficassem sós.
Também nós quando enfrentamos os caminhos escuros, os vales sombrios da vida, o que mais nos importa é perceber a presença do Senhor: “Tu estás comigo, tua vara e teu cajado me consolam”, escreveu Davi no Salmo 23, sobre a experiência do “vale da sombra da morte”. Jacó em fuga teve, em Betel, a revelação de que Deus estava naquele lugar. Os discípulos de Emaús caminhavam desolados após a morte de Jesus até serem animados e aquecidos pela companhia de Jesus.

É importante dimensionarmos o ministério do Consolador prometido por Jesus e que agora atua na Igreja:

- Ele está sempre conosco.
- Ele habita dentro de nós.
- Ele torna atual, viva e poderosa a presença do Pai.
- Ele atua comunicando continuamente a verdade, o poder e o amor de Deus.

Vemos, assim, algumas fontes e fundamentos do consolo que Jesus promete aos que choram:

- A certeza e experiência da paternidade de Deus.
- O amor de Deus derramado nos nossos corações.
- A convicção da soberania de Deus a governar todas as coisas.
- A misericórdia de Deus que se revela em perdão, graça, aceitação, relacionamento.
- A bondade de Deus que podemos perceber a cada instante em que vivemos.
- O propósito eterno de Deus que não poderá ser frustrado nas vidas daqueles que O amam e O buscam.

Mais alguns textos sobre consolo no Novo Testamento para neles meditarmos:

- Lucas 2:25-32
- Atos 4:36 e outros, sobre Barnabé
- Romanos 15:4-6
- 2ª aos Coríntios 1:3-7
- 2ª aos Tessalonicenses 2:16-17

Finalmente, somos chamados na Igreja para também exercermos o ministério da consolação nas vidas dos irmãos e das pessoas:

- 1ª aos Tessalonicenses 4:13-18; 5:4-11, 14
- 2ª aos Coríntios 13:14

            Identificamos uma profunda necessidade na Igreja e nesta geração da experiência desse consolo. Muitos choram lágrimas sem esperança, sofrem sem qualquer sentido ou promessa. Ansiedade, depressão, pânico, desespero são condições mais do que comuns em nossos dias. As pessoas as enfrentam muitas vezes sem consciência de suas causas e sem expectativas de cura e restauração. O sofrimento lhes parece inexplicável e invencível. Buscam paliativos ou se entregam às trevas que as cercam. É extremamente necessário que possamos encontrar esse consolo em meio às nossas próprias lágrimas e compartilharmos isso com dos demais.
            Consolar não envolve fazer promessas vazias ou dar explicações, mas tão somente colocar-se ao lado dos que choram e trazer para essas pessoas a presença de Deus, pelo socorro, pela oração, pelo companheirismo, pelo testemunho do consolo que nós mesmos recebemos do Pai. Oferecermo-nos como seus companheiros de jugo.

            “Chorai com os que choram”.


            Brasília, jan/fev 2020 AD.
            Fernando Saboia Vieira    

Nenhum comentário:

Postar um comentário