terça-feira, 5 de abril de 2016

CONHECER O CORAÇÃO DE DEUS


CONHECER O CORAÇÃO DE DEUS

Fernando Sabóia Vieira – isn/bsb/2016

Irmãos queridos, companheiros de jornada em busca da vida interior,

 

Tive um sonho no último mês de fevereiro. Participava da organização de um retiro e compartilhava com os companheiros que o mais importante era buscar conhecer o coração de Deus.

Nesses dias tenho, então, meditado que em meio aos fatos, atos, percalços, acontecimentos, lutas, decepções, vitórias, derrotas, frustrações e alegrias da vida, com decisões a tomar e caminhos a escolher, a nossa mais intensa e premente necessidade é conhecer o coração de Deus em cada momento de nossa história de vida, em cada situação, vontade, pensamento ou sentimento.

Isso significa buscar respostas para as perguntas mais fundamentais do ser consciente: por que e para que tudo existe? Por que e para que eu existo? As respostas estão no coração de Deus, em Sua vontade e em Seus desígnios.

Não quero conhecer a vontade de Deus, como algo externo a Ele, expressa em Suas leis e mandamentos, mas conhecer a Pessoa que Deus é, o Seu coração, o que lhe traz alegria, tristeza e glória.

Não apenas saber conceitos sobre Deus, não formular uma doutrina sobre Deus, não simplesmente um discurso sobre Ele e Seus feitos, mas penetrar no que O move e no que dá sentido aos seus mandamentos, leis, atos e propósitos.

Por outro lado, conhecer o coração de Deus implica conhecer o meu próprio meu coração, tão diferente, muitas vezes, do coração de Deus, e não fazer de Deus um ídolo mental, construído mais com base em mim mesmo do que no reconhecimento de Sua absoluta alteridade em relação a mim.

Devemos reconhecer que normalmente lidamos com uma noção parcial e imperfeita de Deus e de Sua vontade, excessivamente funcional e moldada por nossas convicções, contingências e necessidades. Corremos o risco de nos relacionarmos com um deus que criado à nossa própria imagem e semelhança, por nossa particular teologia, demandas e conceitos. O Deus da Bíblia é o Deus indisponível, que é o que Ele é, independentemente de qualquer outro ser, e não controlado, limitado ou condicionado por nada nem ninguém.

É imperioso ir muito além dessas fronteiras da subjetividade e da relegião e conhecer a Deus como Pessoa. É esse o seu chamado para nós, é essa a essência de seu propósito na nossa própria criação e existência.

Quando sei o que Deus quer, posso obedecê-lO. Mas quando conheço o Seu coração, posso me alegrar com sua vontade e amá-lO. Assim, para além da nuvem escura e confusa das nossas circunstâncias, conhecimento, sentimentos e vontades, o coração de Deus é o farol que me guia, me sustenta, me anima, me comove, me transforma, me alegra, me corrige, me transforma e faz brilhar em mim a luz da Sua glória.

Nossa proposta para esses dias até nosso retiro na Páscoa é buscarmos individual e coletivamente conhecer o coração de Deus.

Quero, em próximas postagens, destacar alguns pensamentos e meditações sobre conhecer o coração de Deus. Serão roteiros abertos, lacunosos e apenas sugestivos. Mas talvez seja melhor assim, pois se trata de um percurso muito íntimo e pessoal.

Espero que as ideias, meditações e pensamentos compartilhados estimulem a todos e apontem alguns caminhos e possibilidades nessa jornada.

Brasília, na Páscoa de 2016, AD.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário