terça-feira, 19 de abril de 2016

Chuvas Serôdias

Caros companheiros de jornada em busca da vida interior,


As chuvas serôdias são as últimas chuvas da estação antes da colheita. Em um ano perfeito para a agricultura dos tempos bíblicos haveria, em justa medida, as chuvas temporãs, que afofam a terra para a aragem, e as chuvas serôdias, tardias, que propiciavam o completo desenvolvimento e amadurecimento dos frutos. Esse simbolismo é usado na profecia de Joel 2:23 para representar a plena manifestação de Deus na história de Seu povo, o derramamento abundante do Seu Espírito capaz de produzir a plenitude de vida em quem o adora.

No dia de hoje, 19 de abril, completo 55 anos de vida. Estou, indubitavelmente, na maturidade, última fase do ciclo de existência humana antes da velhice. Nesses últimos meses tenho meditado sobre essa etapa da jornada e descoberto que ela é fase de transição, comparável, em alguns aspectos à adolescência: efeitos físicos e emocionais da transição biológica, mudanças na vida profissional e familiar, decisões a tomar, nova perspectiva do fluir do tempo, conflitos e dilemas a enfrentar.

Se na adolescência caminhamos em direção a um aumento da força e da autonomia, na maturidade nos deparamos com a perda progressiva dessas condições. Por outro lado, a diminuição do leque de possibilidades de escolhas e a noção da passagem do tempo fazem com que sejamos mais profundos nas considerações e mais criteriosos nas decisões.

Tenho, pessoalmente, nessa passagem da caminhada, buscado de Deus essas chuvas tardias, na esperança de que elas venham ainda me suavizar o coração para ser arado, despertar as sementes adormecidas e dar plenitude aos frutos ainda mirrados.

Experimentar mais a Presença de Deus, simplificar o coração e a vida, experimentar cada dia Sua misericórdia, conhecer a Sua intimidade. Talvez fazer menos coisas, mas fazer cada uma com atenção ao seu sentido eterno e ao seu valor espiritual.

Aprofundar o processo de esvaziamento - kenosis- e de afastamento do mundo e dos amores do mundo para ser cheio das águas dessas chuvas tardias e mais pleno do amor de Deus, do amor a Deus e do amor ao próximo.

Que me venham as abençoadas chuvas serôdias, para que, ainda na velhice, minha vida produza frutos para Deus.

A graça de Jesus seja com todos,

Fernando Saboia Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário