quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

POR QUE E PARA QUE JESUS VEIO AO MUNDO?


- uma explicação e um propósito para o Natal
João 3:16

    Por que Jesus veio ao mundo? Por que se tornou homem e experimentou a fraqueza, a tentação, a perseguição e a morte?
     A explicação para o mistério da encarnação está no amor de Deus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho...”.
     O amor de Deus é um fato puro, sem antecedentes, originário, anterior ao tempo e ao espaço e não limitado por eles.
     Por vezes nos perguntamos por que existimos. Não nos satisfazem as explicações científicas ou filosóficas. Nem a teoria do acaso nem a evolução gradual fazem sentido. Eu existo, sou consciente disso, sou um ser pessoal feito para relacionamentos e para viver valores morais. Não há nada semelhante na natureza. Por que, então, existo?
     Existo porque Deus amou. Amou e criou, amou e Se revelou, amou e deu liberdade, amou e não desistiu de amar. Amou e enviou Seu Filho unigênito para busca suas criaturas rebeladas e perdidas.
     E aí já nos deparamos com a segunda pergunta.
     Para que Jesus veio ao mundo? Para que viveu uma vida de amor e serviço e morreu na cruz? "Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
     O propósito de Deus desde a criação de ter uma família de filhos semelhantes a Ele é o mistério revelado no Evangelho.
     Entre o porquê e o para que, Jesus viveu uma vida plena de significado e de propósito. Nossa vida também tem, em Jesus, uma explicação no amor de Deus e uma finalidade no Seu propósito eterno.
Existimos por causa do Seu amor e vivemos para experimentar e expressar esse amor, a fim de que outros sejam por ele alcançados. E Deus tenha a numerosa família que Ele quis ter desde sempre.
Em qualquer circunstância da vida, a certeza de que Deus nos ama nos dá significado e valor e a revelação da Sua vontade nos enche a vida de propósito. Não corremos “atrás do vento”. Não desperdiçamos nossos dias. Vivemos para Ele, que nos amou e a Si mesmo Se entregou por nós.
Que a graça de Jesus seja com todos.

Fernando Sabóia Vieira
Brasília, Natal de 2011, AD.





Nenhum comentário:

Postar um comentário