sábado, 24 de julho de 2010

Ceará

Caros,

Estou indo para o Ceará, rever o povo, o mar, o sertão, reencontrar o
Corisco, um dos muitos seres que habitam minha alma.

Se puder, dou notícias de lá.
Volto em agosto para meu
exílio no planalto central.

Vão aí mais alguns versos da minha alma nordestina...




A coragem



Quem traz na alma o nordeste

O sol, a seca, a luta imensa

Quem tem nos olhos o agreste

A terra dura, rubra, intensa

Não tem medo nem da maldade

Nem do destino

Só tem medo da fraqueza, da solidão

E do desatino


O perigo é a vida

A morte é o descanso


A peleja é o dia

A tarde é o remanso


De noite é a lua, a conversa, uma canção

A saudade do que nunca viu

A lembrança do que partiu

A vida vivida como se fosse uma oração



O retirante



O que é que eu faço

Com essa dor sertaneja

Com essa raiva nordestina

Com essa indignação seca

Que me seca os olhos

E a alma?


Tão longe eu fui

Retirante de mim mesmo

Perseguido pela secura

Do meu coração


Com vou ter pouso

Se levo na alma os túmulos

Dos meus mortos

E no coração

A carestia dos sentimentos?


Quanto parti pra tão distante

Não sabia que levava comigo, pendente

Minha sina, minha luta

Meu destino, minha vida indigente



A oração



Quando curvo a cabeça

Não é debaixo do peso e do calor da vida

Quando fecho os olhos não é de medo

Da boca arreganhada do destino


É diante do Deus criador de todas as coisas

Que tem nas mãos o dar e o tomar

O nascer e o morrer

O tempo, o vento e o andar do mundo


Eu sei que devia só agradecer

A vida, a luta, o sustento de cada dia

Mas como é tão grande a carestia

Um pouco também careço de pedir


Mas só peço paz, e junto com o pão

Peço saúde e paciência na provação


Peço um caminho seguro

Pros perigos da vida

E na desdita da morte

Ter no céu acolhida




Fernando Sabóia, de Com o Nordeste na Alma, Versos de Corisco


Um comentário:

  1. Fernando e cia... Aproveitem e muito as belezas do Ceará! Suas poesias me deram saudades desta nossa terra tão linda e tão marcada por tantas emoções. Tô agora em Moçambique, estendendo a alma nordestina por essas terras do além mar... Espero encontra-los de novo, desta vez na Bahia pra variar... Abraços com afeto, Veronica

    ResponderExcluir