segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Sobre Meditação - Thomas Merton

ORAÇÃO MENTAL

Thomas Merton

         A melhor coisa que os iniciantes na vida espiritual podem fazer, depois de terem de fato adquirido a disciplina de mente que lhes possibilite se concentrar num tema espiritual e ir além da superfície de seu significado e incorporá-lo a suas próprias vidas, é adquirir a agilidade e liberdade de mente que os ajude a encontrar luz e calor e ideias e amor a Deus em toda parte por onde forem e em tudo o que fizerem. As pessoas que só conseguem pensar em Deus durante certos períodos fixos do dia nunca irão muito longe na vida espiritual.
         Aprenda a meditar no papel. Desenhar e escrever são formas de meditação. Aprenda a contemplar obras de arte. Aprenda a orar nas ruas ou no campo. Aprenda a meditar não apenas quando tiver um livro nas mãos, mas também quando estiver esperando um ônibus ou indo num trem.
         A meditação é uma disciplina dupla, que tem uma dupla função. Em primeiro lugar, ela é capaz de lhe dar suficiente domínio de seu espírito, de sua memória e de sua vontade para torná-lo capaz de se concentrar e de se desviar das coisas exteriores, dos afazeres, das ocupações, dos pensamentos e das preocupações de sua existência temporal; e, em segundo lugar, o que é o verdadeiro objetivo da meditação, ela lhe ensina a se tornar consciente da Presença de Deus, e, principalmente, ela tende a levar você a um estado quase constante de amor e de cuidado por Deus, e de esperança nEle.
         Eis a que se propõe realmente a meditação: ensinar-nos como nos libertarmos das coisas criadas e das preocupações temporais, nas quais encontramos apenas inquietação e tristeza, e nos fazer entrar em contato consciente e amoroso com Deus, contato que nos dispõe a receber dEle o auxílio de que tanto necessitamos e a tributar a Deus o louvor, a honra, as ações de graça e o ar que agora somos felizes em Lhe oferecer.

Thomas Merton, “Seeds of Contemplation”, cap. 20.

         Tradução de Fernando Saboia Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário