terça-feira, 23 de janeiro de 2018


Esperar em Deus
Andrew Murray

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança” Salmos 62:5 (ARA)

         Uma questão solene nos ocorre: “O Deus que eu tenho é um Deus que é para mim acima de todas as circunstâncias, mais próximo de mim do que pode ser qualquer circunstância? ”. Irmão, você aprendeu a viver sua vida tendo Deus realmente com você a cada momento, de tal modo que nas circunstâncias mais difíceis Ele está sempre mais presente e mais próximo a você do que qualquer coisa à sua volta? Todo nosso conhecimento de Deus será de pouca valia para nós a menos que essa se torne uma pergunta para a qual temos resposta.
Qual seria a razão pela qual tantos filhos amados de Deus continuamente reclamam: “Minhas circunstâncias me separam de Deus; minhas provações, minhas tentações, meu caráter, meu temperamento, meus amigos, meus inimigos, qualquer coisa pode se colocar entre mim e meu Deus”? Deus não é capaz de se apoderar de tal forma que Ele esteja mais próximo de mim do qualquer outra coisa no mundo? Devem riqueza ou pobreza, alegria ou tristeza terem um poder sobre mim que meu Deus não tem? Não. Mas, por que, então, os filhos de Deus tão frequentemente se queixam que suas circunstâncias os separam d’Ele? Só há uma resposta: “Eles não conhecem seu Deus”. Se existe perturbação ou fraqueza na Igreja de Deus é por causa disso. Nós não conhecemos o Deus que temos. É por isso que, em complemento à promessa “Eu serei vosso Deus”, é tão frequentemente acrescentado “E vós sabereis que eu sou seu Deus”. Se eu souber disso, não por meio do ensino de homens, não por minha mente e imaginação, mas se eu souber disso pela evidência viva que Deus imprime no meu coração, então eu saberei que a presença divina de Deus é tão maravilhosa e meu Deus, Ele mesmo, tão belo e tão próximo que eu viverei todos os meus dias e anos como um vencedor por meio d’Aquele que me amou. Não é essa a vida de que necessitamos?
A pergunta retorna: Por que o povo de Deus não conhece seu Deus? E a resposta é essa: As pessoas aceitam receber qualquer coisa, exceto Deus – ministros, pregações, livros, orações, obras, esforços, qualquer expressão do fazer humano, em lugar de esperar, e esperar muito, se necessário, até que Deus revele-se a Si mesmo. Nenhum ensino que recebamos e nenhum esforço que façamos pode nos colocar na posse dessa abençoada luz de Deus, que é tudo em tudo para nossas almas. Mas ainda assim ela é atingível, está ao alcance, se Deus revelar-se a Si mesmo. Essa é a única coisa necessária. Em Deus, eu gostaria que cada um se perguntasse no coração se já disse e se repete a cada dia: “Eu quero mais de Deus. Não me fale apenas das belas verdades da Bíblia. Isso não pode me satisfazer. Eu quero Deus”. Na nossa vida cristã interior, na nossa vivência cristã, nas nossas igrejas, nos nossos encontros de oração, na nossa comunhão, tudo deve apontar para isso – que Deus tenha sempre o primeiro lugar, e se isso for reconhecido a Ele, ele tomará completa posse. Ah, se em nossas vidas como indivíduos todos os olhos estivessem em Deus, no Deus vivo e cada coração estivesse clamando “Minha alma tem sede de Deus”, que poder, que bênção e que presença do Deus eterno não nos seria revelada!
...
Agora, quero compartilhar uns poucos pensamentos sobre o modo pelo qual podemos conhecer Deus como esse Deus que é acima de todas as circunstâncias e que enche meu coração e minha vida cada dia. A coisa essencialmente necessária para isso é: eu preciso esperar em Deus. No texto original, assim como se lê em nossa versão alemã, está escrito “minha alma está silenciosa em Deus”. O que seria esse silêncio da alma diante de Deus? Seria uma alma consciente de sua pequenez, de sua ignorância, de seus preconceitos e dos seus perigos provenientes das paixões e de tudo o que é humano e pecaminoso. Uma alma consciente disso e que diz: “Eu quero que o Deus eterno venha e se apodere de mim e se apodere de mim de tal forma que eu possa ser guardada na palma de Sua mão por toda a minha vida; eu quero que Ele se apodere de mim de tal modo que a cada momento Ele opere tudo em mim”. Isso é inerente à própria natureza de nosso Deus. Ah, como devemos silenciar diante d’Ele e esperar n’Ele!
Permitam-me perguntar, com toda reverência: para que existe Deus? Deus existe para isso: para ser a luz e a vida da criação, a fonte e o poder de toda existência. As belas árvores, a grama verde, o sol brilhante, Deus os criou para que eles revelem Sua beleza, Sua sabedoria e Sua glória. Uma árvore centenária, quando foi plantada, Deus não deu a ela um estoque de vida para que ela usasse durante toda a sua existência. Não, na verdade Deus veste os lírios novamente a cada ano com sua beleza e frescor, todos os anos Deus reveste a árvore com sua folhagem e frutos. Cada dia e a cada hora é Deus quem mantém a vida de toda a natureza. E Deus nos criou para que sejamos vasos vazios nos quais ele possa trabalhar e expressar Sua beleza, Sua vontade, Seu amor, e a semelhança de Seu Filho bendito. É para isso que Deus existe, para operar poderosamente em nós incessantemente.
Quando eu começo a me apossar disso eu não mais penso que a verdadeira vida cristã seja uma grande impossibilidade ou algo não natural, mas eu posso dizer: “É a coisa mais natural na criação que Deus me tenha a cada momento, e que meu Deus seja mais próximo de mim do que tudo mais”. Pense por um momento o quão tolo é imaginar que eu não possa esperar que Deus esteja comigo a cada momento. Apenas olhe para o brilho do sol. Alguma vez, ao trabalhar, estudar ou ler um livro, você teve problemas com a luz que o sol dá? Alguma vez você disse: “Oh, como eu posso manter essa luz, como eu posso segurá-la firmemente, como eu posso ter certeza de vou continuar a tê-la para usar”? Você nunca pensou nisso. Deus providenciou para que o próprio sol forneça luz a você, e, sem sua participação, a luz vem sem restrições. E eu lhe pergunto: o que você acha? Deus providenciou para que a luz daquele sol que um dia se extinguirá venha até você, sem que você tenha consciência disso, e o abrigue poderosa e abençoadamente, e Deus não estará desejoso ou não será capaz de fazer que Sua luz e Sua presença brilhem através de você a fim de que você possa caminhar o dia todo com Deus mais próximo de você do que qualquer coisa natural? Louve a Deus pela certeza de que Ele pode fazer isso! E por que Ele não o faz? Por que o faz tão raramente e em tão pouca medida? Só há uma resposta: porque você não permite que Ele o faça. Você está tão ocupado e cheio de outras coisas, coisas religiosas, pregar e orar, estudar e trabalhar, tão ocupado com sua religião que você não dá a Deus o tempo para que Ele se faça conhecido, para que Ele entre e tome posse. Irmão, ouça a palavra do homem que conhecia Deus tão bem e comece a dizer: “Espera, oh minha alma, apenas em Deus”.
...
Andrew Murray, “The Secret of the Master’s Indwelling”, capítulo III, excerto.
Tradução de Fernando Saboia Vieira




        

Nenhum comentário:

Postar um comentário