sábado, 16 de julho de 2011

UM POUCO DE THOMAS À KEMPIS (1380-1471)

Imitar Cristo e Desprezar Todas as Vaidades Terrenas


“Aquele que me segue, não anda em trevas”, diz o Senhor (João 8:12). Por essas palavras de Cristo somos admoestados a imitar Sua vida e Seus hábitos, se quisermos ser verdadeiramente iluminados e libertos de toda cegueira do coração. Que nosso principal esforço seja, então, estudar a vida de Cristo!

O ensino de Cristo é mais excelente do que todo o conselho dos santos, e aquele que tem o Seu espírito encontrará aí um maná oculto. Agora, há muitos que ouvem com freqüência o Evangelho, mas dão pouca importância a ele, porque não têm o espírito de Cristo. No entanto, quem quer que queira entender plenamente as palavras de Cristo deve buscar moldar toda sua vida pela de Cristo.

Quem benefício há em falar eruditamente sobre a Trindade se, carecendo de humildade, você desagradar a Trindade? De fato, não é a erudição que torna um homem santo e justo, mas uma vida virtuosa o faz agradável a Deus. Eu prefiro sentir contrição, a saber, como defini-la. Pois o que nos aproveitaria saber de cor toda a Bíblia e os princípios de todos os filósofos se vivermos sem a graça e o amor de Deus? Vaidade de vaidades e tudo é vaidade, exceto amar a Deus e servir a Ele somente.

Essa é a grande sabedoria – buscar o reino dos céus desprezando o mundo. Portanto, é vaidade procurar riquezas que perecem e nelas confiar. Também é vaidade buscar honra e ser enfatuado de orgulho. É vaidade seguir as paixões lascivas do corpo e cobiçar coisas pelas quais severo castigo certamente virá. É vaidade aspirar a uma vida longa e pouco se preocupar em ter uma vida bem vivida. É vaidade se preocupar apenas com o presente e não fazer provisão para as coisas que virão. É vaidade amar o que rapidamente passa e não olhar para adiante onde habita a alegria eterna.

Lembre-se sempre do provérbio: “o olho não se sacia de ver nem o ouvido de ouvir”. Busque, muito mais, afastar seu coração do amor pelas coisas visíveis e volte-se para as coisas invisíveis. Pois aqueles eu seguem suas próprias paixões malignas maculam suas consciências e perdem a graça de Deus.

Thomas à Kempis, Imitação de Cristo, Capítulo I


Tradução de Fernando Sabóia Vieira, do texto disponível no sítio da Christian Classics Ethereal Library
(www. ccel. org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário