terça-feira, 23 de novembro de 2010

O VALOR DAS ADVERSIDADES

É bom para nós passarmos, algumas vezes, por testes e problemas, pois eles sempre nos lembram que estamos em provação e que não devemos colocar nossa esperança em coisas terrenas. É bom para nós, algumas vezes, sofrermos contradições, sermos julgados mal pelos homens, mesmo agindo corretamente e com boa intenção. Essas coisas nos ajudam a nos humilharmos e a nos protegermos da vanglória. Quando os homens não nos dão nenhum crédito por nossa aparência externa, quando eles não pensam bem de nós, então somos mais compelidos a procurar Deus, que vê nossos corações. Assim, um homem deve se apegar tão firmemente a Deus a ponto de não necessitar das consolações das pessoas.
Quando um homem de boa vontade é afligido, tentado e atormentado por maus pensamentos, ele se dá perfeita conta de que sua maior necessidade é Deus, sem o qual nada de bom pode ser feito. Entristecido por suas misérias e sofrimentos, ele lamenta e ora. Ele se enfada de continuar vivendo e deseja a morte que pode libertá-lo e uni-lo a Cristo. Então, ele entende que a perfeita segurança e a completa paz não podem ser encontradas na terra.

Thomas à Kempis (1380 - 1471)
A Imitação de Cristo", Livro I, Capítulo XII
traduzido de http://www.ccel.org/ccel/kempis/imitation.html por Fernando Sabóia.

Um comentário:

  1. Graças a Deus por homens como vc, que são sempre usados para a edificação do corpo.
    É impressionante como vc acha uns textos que exprimem bem o que sentimos ou pensamos, mas que não temos a habilidade de transformá-los em palavras.
    Obrigada.

    ResponderExcluir