terça-feira, 13 de setembro de 2011

Amar e Buscar: Propósitos Divinos em Vidas Humanas


Para Gustavo e Rafaela, no seu noivado, quase primavera de 2011, aD.

O que buscam jovens que se encontram, se aproximam, se conhecem, se encontram e decidem se dar um ao outro para viverem juntos? A felicidade? Afeto? Realização como homem e mulher, pai e mãe? Companhia? Paixão? Compaixão? Aventuras? Conquistas? Refúgio? Ânimo? Alegria?
Tantas coisas buscamos ao mesmo tempo nesse passo da vida e nenhuma delas responde plenamente a essa pergunta. Nem mesmo todas elas juntas! O que de fato procuramos, creio, está incluído em tudo isso e vai ainda muito além, em direção a um propósito eterno, criacional e final, escondido no coração de Deus e revelado na Sua Palavra.
Buscamos identidade, significado, sentido, valor, vida, comunhão. Ao longo da existência, descobrimos que amar é essa busca compartilhada, confiada ao outro, comprometida com o outro, exposta, encarnada e finalmente libertada pelo encontro.
Amar é traduzir, nessa busca cotidiana, cada palavra, cada sentimento, cada gesto, cada momento, cada alegria e cada dor numa linguagem superior, mais essencial, mais profunda, capaz de transcender a si mesma em direção a sua fonte divina, de onde vem e para onde retorna, num ciclo presente incessante.
Escrevi, há muitos anos, quando tinha ainda menos idade do que vocês, esses versos simples, e acho que mesmo agora não consigo dizer melhor, embora saiba hoje mais sobre o significado e o poder dessas palavras inesgotáveis:


Tua Imagem


Amar é fazer
De toda frase
Verso
De toda oração
Gesto

Servir é trazer
Em cada verso
Mensagem
Em cada gesto
Tua Imagem

Amor é frase
Verso
Mensagem

Culto é oração
Gesto
Tua Imagem

O amor nasce quando verdade, poesia, oração e gesto vão se tornando expressão de uma mesma busca. O amor cresce e se fortalece quando isso se revela como serviço e como manifestação da Presença do Senhor em cada momento. O amor acontece plenamente quando a procura se torna encontro e em tudo está a Imagem do Deus que tudo ama.
Vida e culto se unem nessa busca que é o amor, produzindo sentido, significado e contentamento na comunhão com o Pai, um com o outro e com os outros, porque o amor é sempre inclusivo.
Esse é o tempo de vocês aprenderem o amor como busca, caminho, escolhas, semeadura, renúncias, encontros, perdas, lutas, decepções e celebrações.
Lembrem-se, no entanto, de que enquanto nossas grandes decisões determinam para onde vamos, são nossas atitudes nas pequenas coisas de cada dia que revelam quem somos e moldam em quem estamos nos tornando.
Tenham, pois, sempre, como propósito aprender cotidianamente a ter o mesmo sentimento (atitude, disposição interior, modo de pensar) que houve em Jesus e, diante um do outro, busque, cada um, se esvaziar, se mostrar humano, ser servo e exercitar o perdão, a misericórdia, a graça, a bondade, e a lealdade, que são as grandes avenidas pavimentadas pela humildade e que nos ligam ao coração amoroso do nosso Pai. Andem nelas!

Hoje, celebramos o amor de vocês!

Que a luminosa e suficiente Graça de Jesus seja com vocês todos os dias.

Fernando, BsB, DF, 10 Set 2011, aD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário