segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

HUMILDADE

Thomas à Kempis

Não se preocupe em saber quem está a favor ou contra você, mas se esforce para que Deus esteja com você em tudo o que você faz. Mantenha sua consciência pura e Deus protegerá você, pois a malícia dos homens não pode causar nenhum mal àquele a quem Deus quer ajudar. Se você souber sofrer em silêncio, você experimentará, sem dúvida, a ajuda de Deus. Ele sabe quando e como livrar você; assim, coloque-se nas Suas mãos, pois é uma prerrogativa divina socorrer os homens e libertá-los de todos os infortúnios.
É sempre muito bom que outros conheçam nossas faltas e nos reprovem por elas, pois isso nos torna mais humildes. Quando um homem se humilha por causa de suas faltas, ele facilmente aplaca os demais e prontamente apazigua os que têm raiva dele.
O homem humilde, é a ele quem Deus protege e liberta; é ao humilde que Ele ama e consola. Para os humildes Ele se volta e dispensa sobre eles grande graça, para que depois de sua humilhação Ele possa elevá-los à glória. Ele revela Seus segredos aos humildes, e com doce convite os atrai para Ele mesmo. Assim, o homem humilde desfruta de paz em meio a muitos constrangimentos, porque ele confia em Deus, não no mundo. Desse modo, você não deve achar que fez qualquer progresso até que veja a si mesmo como inferior aos demais.

Thomas à Kempis, “A Imitação de Cristo, Livro II, Capítulo II”, traduzido de http://www.ccel.org/ccel/kempis/imitation.html por Fernando Sabóia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário