segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cuidado com os conselheiros

Eclesiástico de Jesus ben Sirac, Capítulo 37
- 190 -124 aC (?) -

7 Todo conselheiro dá conselhos, mas há quem dá conselho em seu próprio interesse. 8 Seja cauteloso com o conselheiro, e procure saber quais são as necessidades dele. Pois ele pode aconselhar em benefício próprio e não lançar a sorte em favor de você, 9 dizendo: «Você está num bom caminho». Depois, ele fica de longe, vendo o que vai acontecer a você. 10 Não peça conselhos a quem olha você com desconfiança, e esconda a sua intenção de todos os que têm inveja de você.
11 Nunca peça conselhos a uma mulher sobre a rival dela; nem a um covarde sobre a guerra; nem a um negociante sobre o comércio; nem a um comprador sobre a venda; nem a um invejoso sobre a gratidão; nem a um egoísta sobre a bondade; nem a um preguiçoso sobre o trabalho; nem a um empreiteiro sobre o fim da tarefa; nem a um empregado preguiçoso sobre um grande trabalho. Não procure nenhuma dessas pessoas para receber delas algum conselho.
12 Ao contrário, freqüente sempre o homem fiel, a quem você conhece como praticante dos mandamentos, que tenha a mesma disposição sua e que, se você tropeçar, sofrerá com você. 13 Siga o conselho do seu próprio coração, porque mais do que este ninguém será fiel a você. 14 A alma do homem freqüentemente o avisa melhor do que sete sentinelas colocadas em lugar alto.
15 Além disso tudo, peça ao Altíssimo que dirija seu comportamento conforme a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário