segunda-feira, 19 de abril de 2010

Reflexões Perplexas

FORTES OU FRACOS?


Irmãos queridos,

O Senhor requer que sejamos fortes ou fracos? Antes que a pergunta pareça tola ou descabida, devo lembrar que há peremptórias exortações bíblicas nos dois sentidos.

Devemos ser "fortes e corajosos", sem "medo ou temor" quando se trata de exercer a fé, de se apossar das promessas, de enfrentar o inimigo e as adversidades ... "porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno".

Por outro lado, o Apóstolo Paulo atreve-se a dizer que se alegrava em suas fraquezas. O Evangelho é revelado aos pequeninos e não aos poderosos, e o Senhor escolheu "as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes".

É claro, assim, que devemos ser fracos e que devemos também ser fortes. Mas onde encontraremos, então, um ponto de direção, de equilíbrio entre essas duas posturas tão díspares. Será que em determinadas situações seremos fortes e noutras fracas? Ou precisamos ser, em todas as circunstâncias, de algum modo, ao mesmo tempo fortes e fracos?

Creio que a solução desse paradoxo está no fato constante de que precisamos, sempre, em qualquer situação ou circunstância, sermos dependentes do Senhor.

Quando dependemos do Senhor somos fracos e somos fortes.

Somos fracos porque reconhecemos que nada podemos fazer, que somos incapazes de prover, para nós ou para qualquer pessoa, socorro, consolo, direção. Somos fracos porque não temos a ilusão de, por nosso próprio esforço, produzir nada que possa agradar ao Senhor ou produzir bem genuíno.

Todavia, somos fortes, porque, quando dependemos do Senhor, proclamamos que Ele é poderoso em nós para realizar qualquer coisa, vencer qualquer obstáculo, operar qualquer transformação. Somos fortes porque nos colocamos não mãos do Deus Todo Poderoso, que não conhece limite ou obstáculo ao Seu poder.

Assim, queridos, em qualquer circunstância, provação ou aflição, aprendamos a depender do Senhor, completamente fracos em nós mesmos, completamente fortalecidos Nele.

"Bem aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados..."
"Quando sou fraco, então é que sou forte..."
"Tudo posso naquele que me fortalece..."

Fernando Sabóia Vieira, de "O Livro dos Perplexos"

Um comentário:

  1. Interessantíssimo! E assim, nesse estado paradoxal que vivemos. E, no entanto, sejamos fracos e, simultaneamente, fortes.

    "[...] precisamos, sempre, em qualquer situação ou circunstância, sermos dependentes do Senhor."

    ResponderExcluir