sábado, 20 de junho de 2020

Fome e sede de justiça - Sermão do Monte na Pandemia

Bem-aventurados os que têm fome e se de justiça 
porque eles serão saciados

Mateus 5:6

         Queridos irmãos e irmãs, companheiros de jornada,

         Nesses nossos dias conturbados, muitos estão a clamar nas ruas e redes sociais por justiça. Mas que justiça querem? A da punição do mal? Mas a que mal se referem? O mal que está nas leis e instituições sociais? O mal que sempre atribuímos aos outros e nunca enxergamos em nós mesmos? Uma justiça que coincide talvez demais com nossos próprios interesses e conceitos?

         Encontramos no Sermão do Monte mais essa ousada proclamação de Jesus: 

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, por eles serão saciados”

A que justiça Jesus se refere? Será a mesma reclamada por tantas pessoas exaltadas nessa crise que vivemos? Como essa justiça do Senhor prevalecerá? Quem fará isso? Por que são felizes os que anseiam por ela?

         Essa bem-aventurança, vale lembrar, vem logo após a dos mansos. Devemos ter em mente que as bem-aventuranças não se referem a grupos distintos de pessoas, mas a características comuns todos os discípulos de Jesus.

         Assim, os humildes de espírito são também os que choram, são mansos, têm fome e sede de justiça, são misericordiosos, puros de coração, pacificadores e perseguidos.

         Quando Jesus fala sobre os que têm fome e sede de justiça, Ele não está apontando para uma “classe oprimida” ou para pessoas que sofrem situações peculiares de injustiças. Ele não está se referindo a alguma concepção de justiça social, econômica ou política. Jesus está, na verdade, proclamando a justiça de Deus, a ser buscada e vivida no Seu Reino agora inaugurado.

         Desde o Velho Testamento, encontramos nas Escrituras um conceito de justiça que tem como fundamento o caráter do próprio Deus, Sua santidade, equidade, misericórdia. Os justos, no sentido bíblico, são aquelas pessoas que têm um relacionamento correto com o Senhor, com os outros e com a vida.

         Ao lermos hoje o Sermão do Monte, temos que ter muito cuidado para não darmos às palavras de Jesus uma conotação estranha ao contexto em que Ele as pronunciou e assim atribuirmos a elas um sentido impróprio e distorcido. Não se pode transpor o que o Senhor diz sobre justiça diretamente para o ambiente moderno da chamada luta de classes ou tentar enquadrá-las nos conceitos atuais de justiça social, de igualdade, de defesa de minorias etc.

         Também não podemos nos dar a liberdade de usarmos nossa própria noção de justiça, como se essa fosse uma palavra fosse aberta, sem conteúdo e significado determinados na mente do Senhor. Na verdade, esse era um tema comum de discussão entre os judeus daquela época e mesmo para os filósofos gregos.

         O que significa justiça e como ser justo é um dos temas dominantes do Sermão do Monte, e nessa Sua pregação o Senhor dá uma nova dimensão própria e profunda a esse conceito, levando-o muito acima das concepções, religiosas, filosóficas e culturais da época. É dessa justiça que devemos ter fome e sede e é na sua busca que há uma bem-aventurança. 

Não a justiça humana, social e política. Não aquela concebida por uma religião centrada no homem, nos seus preceitos e regras. Não a nossa própria justiça. Não a justiça dos que querem apenas reparação e vingança de danos e males sofridos. Mas a justiça do Reino, cheia de verdade e de misericórdia, ministrada pelo único Justo.

É por causa da falta dessa justiça de Deus que os homens sofrem e o mundo padece. Porque as pessoas não têm um relacionamento correto com o Senhor, elas oprimem, abusam, agridem, são injustas, egoístas, violentas. As autoridades e os poderosos agem assim, mas também o fazem os cidadãos comuns em suas relações privadas. 

Nossa sociedade está cheia de injustiças e nós, como discípulos de Jesus, não podemos ser indiferentes a isso, como não o foram os profetas de Deus no Velho Testamento, os quais, em muitas ocasiões, denunciaram a opressão dos ricos, dos governantes e dos violentos e a iniquidade das pessoas nos seus relacionamentos com o Senhor e uns com os outros: roubos, adultérios, homicídios, injustiças, desamparo dos necessitados, leis injustas, ganância, ostentação, exploração dos fracos. 
         Contudo, não faziam isso em nome de um ideal humano ou social de justiça. Profetizavam contra essas coisas em o nome de Deus, porque elas afrontavam ao Senhor, Sua Santidade e Misericórdia.

Queridos irmão e irmãs, a justiça só pode ser exercida por pessoas justas. Não por estruturas sociais. Não por leis. Não por ideologias ou instituições. É certo que, a depender do conceito de justiça que se adote, é possível dizer se uma lei ou política social tende a produzir justiça ou não. Mas, mesmo a melhor lei e a melhor política tenderão a produzir injustiça se forem aplicadas e operadas por pessoas injustas.

O homem moderno desistiu de buscar ser justo porque, ao rejeitar Deus de princípio, rejeitou o único fundamento possível para a justiça. Assim, a sociedade transferiu para leis, estruturas, instituições e ideologias a busca por algum tipo de justiça que, todavia, será sempre relativa e questionável em seus preceitos e aplicações, focada em determinadas classes, pessoas ou valores particulares, e que dificilmente pode será generalizada e requerida de todos.

Mas qual é essa justiça a que Jesus se refere, cuja fome e sede serão saciadas por promessa e intervenção do próprio Senhor em Seu Reino?

Temos, em verdade, uma bela, viva e confrontadora descrição dessa justiça nas palavras do Senhor no próprio Sermão do Monte.

Jesus disse aos seus discípulos que a justiça a ser intensamente buscada e deseja por eles deveria “exceder em muito” a dos religiosos da época, e que sem essa justiça eles não poderiam entrar no Reino dos Céus.

Assim, ter fome e se de justiça é ter fome e sede do Reino de Deus. É ter fome e sede de Deus!

Mas que justiça é essa? Quem são os justos que entrarão no Reino dos Céus?

Os justos, segundo Jesus, buscam a reconciliação e não o conflito, não rejeitam as pessoas. Os justos não guardam intenções impuras no coração. Os justos são verdadeiros em suas palavras. Os justos não se vingam, mas dão a outra face e andam mais uma milha com seus ofensores e opressores. Os justos amam os seus inimigos e fazem o bem aos que lhes fazem o mal. Os justos não exercem sua justiça diante dos homens para serem por eles louvados, mas, sim, em secreto, pois buscam apenas a recompensa do Pai que vê em secreto.

Queridos irmãos e irmãs, devemos ter fome e sede dessa justiça, desse Reino, desse Deus. É a falta dela em nós e nas pessoas que tem levado este mundo ao presente estado de caos, males, opressões, violências, ódios e toda sorte de injustiças.

Todavia, essa busca intensa só fará sentido se começar primeiro dentro de mim e dentro de cada um de nós. Dessa maneira seremos, afinal, bem-aventurados. É a palavra de Jesus.

Seu conservo e companheiro de jornada,

Fernando Saboia Vieira


Brasília, em junho de 2020, AD.

Sermão do Monte na Pandemia.




         

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