quarta-feira, 17 de junho de 2015

JESUS, PASTOR DE NOSSA ALMA


 
1ª de Pedro 2:25, 5:4; Hebreus 13:20; João 10:1-18
 

(Fernando Sabóia Vieira, BsB/15)

Para minha amiga Juçara, ovelha de Jesus e também apascentadora de almas.


I – INTRODUÇÃO

          Como nós vemos as pessoas? Nossos parentes e amigos, os irmãos na fé, os colegas e conhecidos, as pessoas com quem cruzamos pelas ruas ou que vemos nas mídias, como as vemos? Distinguimos aquelas que pertencem ao reino das que são “do mundo” e consideramos essas últimas como parte de uma geração “adúltera e pecadora”?

Certamente vivemos tempos especialmente difíceis para o Cristianismo, somos parte de uma sociedade hostil a Deus. Mas não podemos nos esquecer de que Jesus viveu tempos igualmente difíceis e que Ele, mesmo assim, embora reconhecesse que as pessoas eram inimigas de Deus, pecadoras carentes de arrependimento, também as via como ovelhas sem pastor: muitas aflitas, doentes, oprimidas, cansadas, sobrecarregadas, famintas, perdidas, aterrorizadas.
 

E Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas, pois que estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não têm pastor. Então, falou aos seus discípulos: “De fato a colheita é abundante, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, orai ao Senhor da seara e pedi que Ele mande mais trabalhadores para a sua colheita”.” (Mateus 9:36-38).

         Deus criou o homem pleno de potencialidades a serem desenvolvidas e vividas. Colocou nele a Sua Imagem e instilou em suas narinas o Seu espírito vivificante. Foi o pecado que produziu o caos pessoal, a desintegração do indivíduo, a alienação de sua identidade e destino eternos e os conflitos de relacionamento. Também deu origem à hostilidade e decomposição da Criação, à decrepitude e à velhice de tudo o que vive. Foi esse mundo caído que Deus amou sobremaneira, ao ponto de dar seu Filho para morrer por ele. Embora a iniquidade aumente e o amor esfrie, Deus não amará menos o mundo por isso. Sua resposta à rebeldia e inimizade do homem continua sendo a graça oferecida na cruz, o chamado ao Seu Reino e à sua comunhão.
         Somos todos doentes terminais. Precisamos de salvação e de cura. Precisamos de ajuda para prosseguir e perseverar até o fim. Nossa redenção só será completa uma vez terminada nossa carreira terrena e conquistada a coroa da vida. No entanto, sem pastoreio, desanimamos, cansamos, eventualmente desistimos.
             Não nos basta saber o que fazer, ter mandamentos claros e estratégias definidas. Precisamos de ajuda com nossos pecados e nossas atrapalhações de sentimentos, de vontades e de sonhos, especialmente quando somos atingidos pelo caos das circunstâncias e dos relacionamentos, pela oposição do mundo e pela guerra espiritual em que estamos envolvidos.

         Temos enfatizado muito a porta estreita para ingresso no Reino de Deus – e essa é uma pregação crucial nos nossos dias de religiosidade vazia, de curas superficiais e de profecias ao gosto do consumidor – mas temos tido pouca ajuda oferecida para as dificuldades de andar no caminho apertado, e essa é parte essencial do ministério da igreja de fazer discípulos de Jesus, especialmente nesta nossa geração enferma, cercada de tensões, conflitos, perigos e oposições – ovelhas que não têm pastor e sequer se dão conta de sua necessidade de um.

         Temos aprendido e proclamado a necessidade imperiosa de sermos SALVOS E GOVERNADOS por Jesus. Precisamos, igualmente, aprender a sermos PASTOREADOS por Jesus.

         Nossa vida de Igreja, com a excelente restauração da prática do serviço dos santos na edificação do Corpo de Cristo, tem, por vezes, negligenciado o fato de que é Ele mesmo quem pastoreia as almas, quem alivia os cansados e sobrecarregados, quem recolhe as ovelhas perdidas, quem anima e consola os que têm o coração aflito, traz paz aos ansiosos e é a fonte de contentamento, de luz, de alegria, de vida abundante.

         Nós precisamos de ajuda para andar no caminho estreito. Precisamos de que o Pastor de nossas almas nos conduza. Não são suficientes o kerigma e a didaquê. É necessário recuperar a centralidade do relacionamento pessoal, íntimo, com o Senhor, que toque nossos pensamentos, sentimentos, vontades, idéias, imaginação, desejos. O pastoreio de nossa alma só pode ser feito por Jesus. Nem os irmãos, nem os pastores, nem os serviços e ministérios da Igreja e nem mesmo nossos melhores esforços podem produzir isso.

         Jesus tem sido muitas vezes substituído por técnicas, estratégias, serviços, métodos. Ministérios, organizações, formas de funcionamento, relacionamentos.  Mas nada disso pode, por si só, efetivamente, tocar nossa alma, produzir transformação no nosso ser interior e mudanças na nossa vida que não sejam apenas exterioridades. Há uma dimensão espiritual, sobrenatural, transcendente do relacionamento com Deus, operada diretamente pelo Espírito Santo, que não pode ser reduzida a ações humanas.

         Nós ansiamos por Deus mesmo, não por fórmulas, ritos, doutrinas, ensinos, por mais excelentes que sejam. Não nos satisfazem vitórias, bênçãos, performances espetaculares de ministros e pregadores. Infelizmente, a igreja moderna tem sido pródiga em oferecer essas coisas, tornando a vida espiritual um festival de cores, sabores e emoções, mas, paradoxalmente, mantendo as multidões famintas, sedentas, sem pastor, despedida vazia cada vez, tanto mais quanto intensa é a frustração que marca o dia seguinte a esses eventos espetaculares.

         Ao meditar no ministério de Jesus, em como Ele atingia as pessoas e as transformava, percebemos que é necessário e urgente que a Igreja do século XXI recupere a dimensão afetiva da fé, que responde à nossa necessidade existencial mais profunda de encontro e relacionamento pessoal com Deus, que se reencontre com o pastoreio de Jesus.

         A Igreja nominalmente cristã de nossos dias se divide, grosso modo, entre um emocionalismo meramente catártico, estéril de frutos, que confunde conforto psicológico com salvação e subjetivismo com verdade, e um racionalismo igualmente desértico que apenas lida com conceitos, proposições, discursos, conceitos, estratégias. Ou oscilamos entre um e outro.

         Em nosso meio, por receio dos perigos do primeiro, temos, talvez, caído na falsa segurança do segundo. Temos uma fé quase que exclusivamente propositiva, didática, dogmática e organizada, assentada mais em verdades e mandamentos do que na Pessoa que é a Verdade. Confiamos mais na doutrina do que na Presença vivificante, mais nas práticas do serviço bem ordenado de edificação dos santos do que na contemplação transformadora da face de Deus.

         Amar a Deus certamente inclui obedecer a Seus mandamentos, mas é mais do que isso. Desde o Velho Testamento, nos primeiros escritos sagrados encontramos o supremo dever de toda pessoa: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento, de todas as tuas forças”.

         Todo o nosso ser está envolvido no todo amor que devemos a Deus. Essa é a lição maior dos santos e santas da Igreja, que precisa ser recuperada para que as almas famintas dos homens e mulheres desta geração possam ser apascentadas.

         Vejo essa fome e sede do cuidado pastoral de Deus em muitas das nossas modernas canções de louvor, mas tenho dúvidas de que saibamos viver essa dimensão de busca pessoal e íntima de Deus sem os intensos estímulos sensoriais desses momentos maravilhosos de adoração coletiva.

A verdade é que nosso silêncio é muito barulhento e nossa solitude muito povoada. Sem conhecer esses antigos caminhos de adoração e comunhão com Deus, a Igreja moderna tem, muitas vezes, encaminhado a profissionais as almas que Jesus mesmo quer curar, alimentar, fazer descansar, restaurar, tornar plenas em suas potencialidades. O resultado é que curas apenas superficiais são produzidas e a salvação não se torna efetiva e completa. Ilusão de conforto e bem-estar, mas não santidade.

Desde o Velho Testamento, uma das figuras do Messias, talvez não tão enfatizada quanto a de Rei e de Servo, é a de Pastor. Deus promete ao Seu povo um Pastor que cuide dele: Isaías 40:9-11; Jeremias 23:1-4; Ezequiel 34:23-24.

É possível ver a necessidade e mesmo uma carência desesperada do cuidado pastoral de Deus no meio de nossa sociedade moderna, ainda que os homens desta geração tenham cada vez menos consciência disso.

          Não foi por acaso que sugiram no último século e meio dezenas de tipos de curandeiros de alma e que a ciência racionalista e materialista tenha assumido isso como tarefa sua. Com pouquíssimo sucesso, diga-se. A despeito dos proclamados avanços do conhecimento humano, as doenças da alma se tornaram epidêmicas na virada do século.

Do lado da igreja, podemos constatar reflexos dessa crise em alguns aspectos dos recentes movimentos de avivamento e de restauração manifestados num tipo de adoração muito ligado ao sentimento e aos estímulos sensoriais: música estimulante, imagens, produções, espetáculos, pregações motivacionais, ambientes que visam proporcionar conforto emocional.

Mesmo considerando, como considero, que haja muita coisa genuína e espiritual em várias dessas manifestações, também há uma excessiva mistura, uma diversidade poluente, como é característico de nossa geração. É necessário, como pregou Jeremias, separar o precioso do vil para ser a boca de Deus.

Devemos, ainda, atentar para a advertência do profeta que viveu dias semelhantes aos nossos quanto a esse falso pastoreamento: Jeremias 2:8; 3:15; 10:21; 12:10; 23:1-4.

Precisamos aprender a andar o caminho que nos leva às águas tranqüilas, aos pastos verdejantes, onde a alma é restaurada e a Presença de Deus sentida mesmo nos lugares sombrios.

Só podemos ser conduzidos nesse caminho pelo Bom Pastor. Não o acharemos sozinhos. Não podemos andar nele sozinhos. Nenhum homem pode nos conduzir nisso: “O Senhor é o meu Pastor.”

Se nós queremos ser efetivamente pastoreados por Jesus e ajudar outros a seguir o Bom Pastor, talvez nós devamos voltar ao Evangelho e considerar o ministério pastoral de Jesus, para o compreendermos, nos submetermos a Ele como o Pastor de nossa alma e aprendermos a melhor seguir os Seus passos, tocados e cuidados por Ele.

         Esse é o tema desta mensagem. Jesus se apresenta como o Bom Pastor, como o Pastor de nossas almas. Podemos ver nos Evangelhos como Ele tratava a alma e o coração das multidões, das pessoas com quem se encontrava e dos seus discípulos.

         Não encontramos em Jesus apenas o Salvador que veio morrer na cruz em nosso lugar e o Senhor que veio restaurar a autoridade do Reino de Deus, mas encontramos a cada momento o Pastor que veio buscar as ovelhas perdidas para curá-las, alimentá-las, protegê-las e conduzi-las.

         Apenas Ele, por reunir essas três condições, pode nos trazer cura, salvação e vida abundante. O pastoreio de Jesus significa a chegada do Reino de Deus dentro de nós, no nosso ser interior, em nossa alma e espírito, atingindo nossos pensamentos, sentimentos, amores, vontades, ideias, inteligência, criatividade etc.

         O objetivo dessa meditação é perceber nos evangelhos a prática pastoral de Jesus, desde sua própria afirmação como o Bom Pastor, nos seus discursos públicos, nos seus diálogos com as pessoas, no relacionamento com seus discípulos, em suas parábolas.

Mais ainda, oramos para que essa revelação de Jesus como Pastor da nossa alma produza em nós seu efetivo pastoreio, nos resgatando, nos curando, nos alimentando, nos protegendo e nos conduzindo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário