segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Reflexões Interiores - a Paz


Caros companheiros de jornada em busca da vida interior,


Algumas reflexões sobre a Paz:


1) É sua paz interior que ordena o mundo à sua volta ou é o caos exterior que desordena o seu mundo interior?

2) Se você leva a guerra dentro de você, como vai encontrar paz por onde quer que ande?

3) A paz não é a ausência de conflitos exteriores, aparentes, mas a harmonia com a Realidade divina e invisível que tudo envolve.

4) Nossa paz não é nossa, mas a de Jesus. Assim, se Ele está em Paz, nós, nEle, temos paz. Em qualquer circunstância podemos perguntar: o Senhor, por acaso, perdeu Sua Paz? Se Ele não, nem nós...

5) Jesus está no Trono e não está nervoso. Reina tranquilo. Posso olhar para Ele e encontrar sossego no Seu governo soberano.

6) Os antigos diziam que o homem espiritual é como um lago de águas profundas. Mesmo quando agitado em sua superfície pelas intempéries da vida, permanece manso e sossegado no seu íntimo, em contato com a Presença que nele habita.

7) Paz não é uma condição de bem-estar psicológico ou emocional, mas uma condição espiritual que depende apenas de nosso relacionamento com o Príncipe da Paz.

8) A condição da paz interior é a mansidão de coração. Os selvagens e os indomáveis vivem em guerra. Os mansos são suavemente conduzidos às águas tranquilas.

9) A paz de Jesus é privilégio dos humildes, dos que dependem totalmente do Senhor. Toda guerra e todo conflito se alimenta da soberba, do orgulho, dos desejos inquietos e sempre insatisfeitos. O humilde, o pobre de espírito, já entregou tudo, não tem nada a defender ou reivindicar.

10) As guerras e conflitos interiores só podem ter fim na cruz, que é a derrota cabal da minha carne e a completa vitória de Deus. Só há paz na cruz, qualquer outro caminho mantém no coração a semente da guerra.


Fernando Sabóia Vieira

2 comentários:

  1. Caminho de entrega e renúncia,
    caminho de dor e libertação,
    caminho de morte e cruz,
    caminho de paz, vida e luz,
    minha vida em Tua Vida:
    meu Mestre, Jesus.

    Tatiana Saboia

    ResponderExcluir
  2. Ao ler o poema - parei, olhei para infinito, da varanda do meu apartmento, contemplei essa tarde chuvosa de domingo - refleti ao som dessas palavras de poesia, sobre a paz que residia em minha alma.

    Lindo poema, impossível ler e não incitar a reflexão de paz em nós.

    ResponderExcluir