sábado, 22 de outubro de 2011

UM POUCO DE IRMÃO LAWRENCE (1611-1691)


Como Adquirir a Vida Espiritual



            A prática mais santa, mais elementar e mais necessária para a vida espiritual é a prática da presença de Deus. Ela consiste em se agradar e se acostumar com viver em Sua divina companhia, conversando e se relacionando humilde e amorosamente com Ele todo o tempo.
            Devemos nos esforçar continuamente para que todas as nossas ações, indistintamente, sejam ocasiões de pequenos encontros e compartilhamentos com Deus, mas isso sem estudo prévio, como vindo da pureza e da sinceridade de coração.
            Uma vez que vocês não ignoram que Deus está presente diante de vocês em todas as ocasiões, que Ele está no fundo e no centro de suas almas, por que, então, não parar, pelo menos de vez em quando, com suas ocupações exteriores, e mesmo com suas orações em voz alta, para O adorar interiormente, louvá-lO, ofertar-Lhe o coração e Lhe agradecer?
            É um erro freqüente entre pessoas espirituais não pensar em deixar, de tempos em tempos, as coisas externas para adorar a Deus dentro delas mesmas e para desfrutar em paz alguns breves momentos de Sua divina Presença.
            Todas essas adorações devem ser feitas por meio da fé, crendo que Deus está, verdadeiramente, dentro dos nossos corações. É preciso adorá-lO, amá-lO e servi-lO em espírito e em verdade. É necessário crer que Ele vê tudo o que se passa e se passará em nós e em tudo o que foi criado, que Ele é independente de tudo e, ao mesmo tempo, é Aquele de quem toda a criação depende: infinito em todas as formas de perfeição, que merece, por sua infinita excelência por seu soberano domínio, tudo o que nós somos e tudo o que há nos céus e na terra. Que Ele pode de tudo dispor a Seu bom grado, no tempo e na eternidade, e nós Lhe devemos, por justiça, todos os nossos pensamentos, palavras e ações. Cuidemos para que seja sempre assim.


Tradução de Fernando Sabóia, a partir do texto  original em francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário