terça-feira, 7 de junho de 2011

Oração e Vida

"Vive de tal modo que tua vida seja uma oração. Canta a Deus com a boca, salmodia com as obras. Não te contentes com a formalidade de recitar salmos e hinos. Põe em tuas mãos o saltério de tuas boas obras."
Sto Agostinho

3 comentários:

  1. Um tema arriscado. Uma análise rasa do pensamento de Agostinho pode levar a crer que ele defendia que as boas obras seriam suficientes para a salvação. A contrapartida é uma leitura igualmente rasa de Romanos 3:28, para afirmar que só a fé é capaz de assegurar a salvação. Um debate clássico e antigo. Eu creio que Agostinho buscava o equilíbrio, mostrando que a fé sem as boas obras não poderia ser considerada uma prova de eleição, principalmente diante do fato de que a fé opera pelo amor. De qualquer forma, parabéns pela visão ecumênica e pelo resgate de um grande pensador teológico!

    ResponderExcluir
  2. A busca de integração entre mundo interior e exterior, intenção e ação,de uma espiritualidade que envolva o homem por inteiro é um dos aspectos para mim mais fascinantes em Agostinho. Aqui,penso, ele não formula uma doutrina da salvação, mas destaca a necessária coerência entre o que dizemos e o que fazemos.

    ResponderExcluir
  3. Entendo. Um tema também interessante, que perpassa o Velho Testamento todo e é resgatado por Jesus. "Misericórdia quero e não sacrifícios", "que me adorem de coração e não só com os lábios". Enfim,Agostinho é realmente um pensador rico e que ilustra muitos aspectos dos ensinamentos bíblicos de forma clara e didática.

    ResponderExcluir