domingo, 24 de outubro de 2010

Jesus nos Chama ao Serviço do Reino

Leituras bíblicas:


João 15:1-17

Unidos ao Senhor e uns aos outros, como ramos de uma videira, somos alimentados pela seiva vital que flui da raiz pelo troco comum. Permanecer nEle é também permanecer totalmente ligados uns aos outros. Se vivermos desse modo, frutificaremos e seremos seus discípulos e seus amigos.

Efésios 4:1 a 5:2

A experiência comum da fé, do batismo, do senhorio de Jesus, da paternidade de Deus e da vida no Espírito nos une, nos torna um só corpo, no qual a diversidade de membros coopera, por meio das juntas e ligamentos, para o propósito único do amadurecimento, crescimento e aperfeiçoamento de cada um no serviço do reino.

1ª de Pedro 4:10-11

Dons são ferramentas para o serviço. A multiforme graça do Senhor equipa a igreja com múltiplas capacitações, que devem ser utilizadas no serviço uns aos outros.

Gálatas 5:13-15

Nossa liberdade em Cristo, para ser verdadeira, deve produzir amor e serviço, jamais a busca dos próprios interesses e do conforto pessoal. O amor a nós mesmos escraviza a nós e aos outros, a quem queremos fazer servos de nossas vontades. O amor a Jesus nos liberta a nós e aos outros, a quem nos oferecemos livremente como servos para fazer a vontade do Pai.

Romanos 12:1-21

Nossa completa consagração a Deus nos levará a uma renovação de entendimento e compreenderemos que estamos unidos a Ele para uma vida comum de amor, de serviço e de proclamação.


Irmãos queridos,


Nossa vida em Jesus está absolutamente ligada ao serviço. Não é possível viver em imitação ao Senhor, seguindo Seu exemplo e em obediência a Sua palavra, sem que isso se mostre concretamente como uma vida de serviço a Deus, aos irmãos e aos homens, pois o “filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e dar a sua em resgate por muitos”.

Fomos chamados para servir. A proclamação do Reino de Deus não é um convite à aceitação de verdades abstratas, de uma ética ou doutrina puramente místicas, mas uma convocação a uma completa mudança de vida, a uma transformação de mente e de comportamento, reflexos diretos e necessários da nossa submissão ao senhorio de Jesus e da ação do Espírito Santo. Discípulos são servos. Eles têm uma missão, uma tarefa, um propósito que define e orienta sua existência neste mundo a partir de seu encontro com Jesus. Quando essa característica não é desde logo perceptível na vida de alguém, pode-se questionar a presença do Mestre naquela pessoa.

Pertencer à igreja implica servir. A essência do nosso vínculo como irmãos é o amor, e amar como Jesus amou significa servir como Jesus serviu. De outro modo, faremos da comunhão cristã uma mera associação humana baseada em sentimentos e preferências. Quando o serviço desaparece da vida da igreja, já não podemos ver nela a vida de Jesus fluindo, não haverá a ligação íntima com Ele que sempre produz fruto, não haverá discípulos verdadeiros, mas ramos sem ligação com a raiz da videira, que secarão e serão lançados fora.

O mesmo ocorre quando o serviço é apenas o cumprimento formal de tarefas organizacionais: não encontramos o coração do Mestre, o Seu Espírito inspirando, capacitando, vivificando, transformando pessoas e destinos, apenas uma estrutura em movimentação a custa de esforços meramente humanos.

Somos servos uns dos outros, somos responsáveis uns pelos outros e devedores uns dos outros do amor de Jesus e da nossa justa cooperação no serviço do reino. Temos que ter consciência de que pertencemos uns aos outros.

Cuidado, irmãos. Não deixemos o mundo nos constranger com seus próprios padrões e valores. Renovemos nossas mentes transformando nosso entendimento. O espírito da maldição de Caim é máxima de sabedoria de vida nesta nossa geração: “acaso sou eu guardador de meu irmão?” Vale dizer, “cada um que cuide de sua própria vida. Eu cuidarei apenas de mim mesmo!”

Nossa responsabilidade com o serviço da igreja e com os irmãos tem expressão concreta e prática no nosso compromisso com os encontros, nos vários níveis de relacionamento e de integração. No Corpo de Cristo não há expectadores, mas apenas participantes. Sempre que nos encontramos, quer nos momentos informais, quer nas reuniões programadas, expressamos nosso vínculo e comunhão em Cristo, Sua Presença se torna viva e perceptível e o serviço deve ser uma conseqüência natural disso.

Quando os encontros e reuniões com os irmãos perdem a característica de serviço, de ministração mútua, de uso coletivo dos dons em favor de todos, tornam-se rituais pobres e sem poder, compromissos sociais enfadonhos e sem alegria. Perdem seu significado e relevância.

De modo especial, nosso compromisso com os irmãos a quem estamos mais proximamente vinculados é essencial para que a igreja cresça saudável e frutífera.

O crescimento saudável da igreja depende do compromisso e do serviço de cada um, na edificação dos irmãos e na proclamação do reino de Deus.

De igual modo, o crescimento saudável de cada um depende de sua própria participação comprometida no Corpo, pelos vínculos e relacionamentos que são os canais pelos quais receberá o alimento e a instrução de todos.

O serviço dá sentido concreto, natural, prático às nossas vidas espirituais. Sem ele, corremos o risco de nos iludirmos com uma espiritualidade desencarnada, puramente teórica, desobediente ao Senhor que se fez carne e viveu uma vida a serviço dos outros.

Por outro lado, o serviço dá sentido transcendente, eterno, às nossas vidas naturais e terrenas, livrando-nos de viver de modo fútil, voltados apenas para bens e alvos transitórios. Quando servimos ao Senhor e aos homens em Seu nome, mantemos a perspectiva do reino e propósito imutáveis de Deus, do sentido de nossa peregrinação em direção às moradas espirituais do Pai celeste.

Servir fortalece a comunhão com Deus, forma o caráter, retira o ego do centro da vida, exercita a autonegação, a humildade, a paciência e todas as virtudes do Mestre.

De especial valor é que a consciência de sermos servos nos mantém afastados da tentação do sucesso e da frustração do fracasso em projetos deste mundo, duas fontes de ansiedade e de enfermidade dos homens modernos.

Todas as vezes que nos afastamos do amor e do serviço aos outros, que nossas carências e necessidades nos parecem tão graves e urgentes, que nossos desejos e sonhos ocupam completamente nosso coração e nossa agenda conosco mesmos, já deixamos de seguir o Mestre, estamos andando em caminhos em que Ele não está e, ironicamente, nos afastando da única maneira de viver que pode nos fazer pessoas plenas, realizadas e felizes: a experiência do amor de Deus, nosso Pai.

Servir aperfeiçoa os dons, habilita para a obra e para a vida, dá experiências com o Senhor, nos coloca na constante dependência dEle. Mantém no coração a consciência da Presença de Jesus, a quem servimos quando servimos aos homens.

Sempre que pedimos dons, o Senhor nos apontará as pessoas a nossa volta, irmãos e incrédulos e nos perguntará se estamos dispostos a sermos servos deles, por amor.

O serviço é a encarnação do amor de Deus. Assim foi na vida de Jesus, assim deve ser na vida de seus discípulos. No derradeiro diálogo do Senhor com Pedro registrado nas Escrituras, o Mestre nos incluiu a todos quantos queremos ir após Ele quando vinculou nosso amor a Ele ao serviço dos irmãos, ao cuidado com o Seu rebanho.

Só o serviço nos coloca e nos mantém num correto uso dos bens e recursos materiais, porque nos deixa sempre na condição de mordomos, e não de donos. Quando servimos como nossos bens e recursos reconhecemos e demonstramos que não são de fato nossos, mas do Senhor, que nos são confiados para o Seu propósito. Quando com eles não servimos, roubamos do Senhor aquilo que a Ele pertence.

O verdadeiro discípulo recebe humildemente o serviço de seus conservos como graça do Senhor em sua vida. Sabe que necessita que outros lhe lavem os pés, o edifiquem, consolem e corrijam, que não é, de modo algum, capaz de viver sozinho e de prover as próprias necessidades.

Uma característica fundamental do servo de Deus é que ele busca sempre a glória do Seu Senhor, jamais a sua própria. Assim, o servo aceita e mesmo prefere o anonimato, porque não visa agradar aos homens e deles receber qualquer tipo de reconhecimento ou recompensa, nem agradar a si mesmo, enchendo-se de orgulho pelo desempenho pessoal, mas visa agradar unicamente Aquele a quem ama de todo coração, de toda alma, de todo entendimento e de toda força.

Por isso, servos de Jesus não murmuram, não reclamam, não julgam, mas adoram, celebram, cantam, louvam durante a tarefa, quanto mais quanto mais dura e custosa. Servir, não por acaso, é uma das raízes bíblicas para a palavra “adorar”.

Finalmente, o serviço é o caminho privilegiado para a amizade de Jesus: o Senhor escolhe Seus amigos dentre seus servos, ou melhor, faz amigos entre os discípulos que aprendem com Ele a servir, pois o serviço nos revela o coração de Deus, nos coloca em contato direto com Seu propósito, com as pessoas que Ele ama e a quem quer salvar.

Em suma:

A tarefa – proclamar o reino, fazer discípulos, edificar a igreja, amar ao Senhor, aos irmãos e aos homens, fazer o bem a todos, socorrer, consolar, libertar, curar, numa palavra, imitar a vida de serviço de Jesus.

O tempo: hoje, os campos estão prontos para a colheita, o Senhor em breve virá, o mundo agoniza no pecado e nas trevas, não sabemos o dia e a hora em que estaremos diante dEle para dar conta dos talentos que Ele nos confiou.

Os recursos: A vida de Jesus em nós, o poder do Seu Espírito, os dons, tudo quanto Ele nos tem dado de meios e talentos.

A estratégia: a Palavra, os relacionamentos, o funcionamento do Corpo, anunciar o reino a todos, orar por todos, servir a todos.

Os chamados ao serviço: eu e você.

Brasília, em outubro de 2010, aD.

Fernando Sabóia Vieira

3 comentários:

  1. Quando eu ouvir essa palavra no encontro, sentir a disciplina e o cuidado de Deus na minha vida... Antes quero contar alguns acontecimentos que aconteceram comigo.1°-Estava conversando com algumas colega da faculdade,quando na conversa eu comentei de Jesus, elas se assustaram e me perguntou:Vc é evangélica? eu respondi:Sim sou cristã! Elas disseram:Não parece!Isso me deixou muito mal,perguntei o pq, elas me disseram que crente geralmente usa roupas longas e não cortam os cabelos...Na hora isso me bastou, a resposta delas me convencerão. Outro acontecimento foi uma conversa com minha mãe, falávamos de pessoas que se converterão a doutrinas, de como elas mudarão suas veste etc. Foi quando minha curiosidade falou mais alto, dai perguntei: Mãe vc viu diferença em mim depois da minha conversão? a resposta da minha mãe: Não! Vc sempre foi uma menina quieta, estudiosa,não vejo diferença alguma em vc, no inicio até notava alguma coisa, mas agora não! Como aquele ditado "a curiosidade matou o gato", essa resposta me "matou", doeu mais do que uma surra, doeu mais do que qualquer comparação a dor! Logo fiquei brava, isso não pode ser verdade, pensei logo que era coisa do inimigo, para me fazer cair, não quis acreditar que não tinha mudado nada, isso é impossível, lembrei das coisas que o Senhor tem feito na minha vida,eu só tenho recebido bençãos...Porém nesse encontro o Espírito Santo me revelou a verdade, me mostrou que preciso servir, me disse dos galhos que não dão fruto, ele me disse que serão cortados fora! Logo pedi ao Senhor que eu não venha secar!isso doeu muito em saber que eu posso esta entre os galhos infrutíferos, mais dou glória a Deus em poder ouvir e ser corrigida, pois eu aceito de coração grato a exortação do SENHOR,vejo o cuidado dEle em minha vida!Pois hoje eu sei que estou a serviço do REI, eu pedir ao PAI, não me deixe secar, por favor!!!Eu sei em quem tenho crido!!!Me ponho ao serviço dos irmãos!!! eu quero experimentar do serviço dos santos!!! Quero fazer parte totalmente da familia de Deus,sempre mais... Amém!!!
    Ps.(é difícil fala/escrever, mais sei que é necessário, pois a minha vida está a servido de Deus, e confio no SENHOR, e quero testemunhar ao seu favor, e também confiar nessa familia). Obrigada, Graças... Saudações Daniela

    ResponderExcluir
  2. Daniela,
    Fico feliz que Jesus esteja falando com você. É na palavra e no exemplo dEle que encontramos a fonte da vida verdadeira e frutífera. Que a Graça do Senhor seja com você.

    ResponderExcluir
  3. Amém... Como é bom ter liberdade com os irmãos. Obrigada!!! Que a graça do Senhor esteja com vc tbm sempre!!! Amém...

    ResponderExcluir