segunda-feira, 11 de outubro de 2010

25 Anos de Prata

Para Sandra, sempre para Sandra


Poema para ser doce como os teus olhos


Menina dos olhos de mel,

será que adivinho

a tua doçura?


Serás doce suave

como jabuticaba temporã,

ou será este o teu tempo exato de florar,

e então serás doce cheirosa,

como flor de laranjeira?


Ressuscitaste minha poesia,

descompassaste os meus versos,

serenaste meu espírito,

perturbaste o meu coração.


De que outros prodígios

não serás ainda capaz,

menina dos olhos de mel!?


Setembro de 1984



Bodas


Como poderia eu hoje te dizer

Do absolutamente novo desta hora

Se apenas trago comigo

As mesmas palavras de antigamente?


Porque hoje preciso te falar de amor

Mas do amor que consegue ele mesmo

Ser urgente como fogo que grassa

E fértil

Como chuva que abençoa,

Livre o bastante para se fazer servo

Mas libertador maior de todas as formas de servidão,

Do amor que chora e faz sorrir

Que tudo entrega

Sem jamais perder a si mesmo


Mas, se não posso te dizer,

Eu hoje te ofereço.

Ofereço de minha alma a amizade e os afetos,

Do meu braço a força e o carinho,

Da minha fé a honestidade e o compromisso.


Te amarei como sou do Pai amado,

Te servirei como teu senhor,

Te governarei com teu servo

Até quando não houver mais o fim.


Setembro de 1985



Quinze anos


Ao teu lado

O tempo não existe

Ou obedece a teus caprichos


Nunca fizemos coisas

De novo

Mas coisas se fazem novas

Todos os dias

Ao teu redor


Acabo de descobrir você

Estou encantado


Não acredito no tempo

Acredito em te amar


Setembro de 2000



Longe é um lugar perto de você


À distância em que estamos,

Mais perto sinto você,

Na falta que você me faz,

No incompleto

Que me descubro.


Tão menos eu sou

Sem você

Tão distante de mim mesmo

Me acho sem sua presença.


Tanto a vida nos mesclou

Tanto nos fomos penetrando

Um no outro

Que quando você não está

Me falta a melhor parte de mim,

Não tanto nas palavras e nos toques,

Mas no colorido de tudo

Na alegria para viver este dia

Em algo cantando no ar.



Cantiga para você


Se você fosse embora

Eu lhe buscava

Se você fosse a despedida

Eu inventava a volta


Se você me esquecesse

Eu lhe lembrava

Se você não me quisesse

Eu me transformava no seu desejo


Se você fosse a pergunta

Eu sabia a resposta

Se você cantasse

Eu lhe ouvia

Se você fosse a palavra

Eu era o silêncio


Se você só ficasse parada

Pensando, sonhando, querendo

Eu era o vento, a luz

O chão, o céu

O tudo à sua volta


Fernando Sabóia, de "Sandra Poesia, Poesia Sandra"




Um comentário:

  1. muito lindo!
    Deus abençoe sempre, vocês!
    Eu os admiro de coração...

    Felicidades com Cristo

    Barbra

    ResponderExcluir