MEDITAÇÃO
Fernando Saboia Vieira, BSB, 2025, AD
Primeira Aproximação
“A minha meditação acerca dele será suave”
Salmo 104:34
1. Exortações bíblicas à meditação
2. O que é meditar
3. Tipos de meditação
4. Propósitos e benefícios da meditação
5. Meditação como caminho de transformação
6. Como meditar
7. Disciplinas associadas à meditação
1) Exortações bíblicas à meditação
“Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na casa
do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura
do Senhor e meditar no seu templo”
Salmo 27:4
“Antes, o seu prazer está na lei do Senhor e na sua lei medita dia e
noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no
tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”
Salmo 1:2-3
“Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite,
para que tenhas o cuidado de fazer segundo tudo o quanto nele está
escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”
Josué 1:8
“As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam
agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu”
Salmo 19:4
“A minha meditação acerca dele será suave”
Salmo 104:34
“Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade e nas tuas
maravilhas”
Salmo 145:5
Salmo 119
v. 15-16
Meditar, respeitar, dar atenção, alegrar-se, recrear-se, não se esquecer
v.27
O Senhor é quem nos concede o entendimento para que possamos
meditar em suas maravilhas
v.47-48
Prazer e amor aos preceitos de Deus, adorar e meditar
v. 78
Como reação aos soabertos e opressores, a meditação
v.97
Amar a lei e sobre ela meditar o dia inteiro
Guardar a Palavra no coração
Deuteronômio 6:4-9
Salmo 119:10-113
Jeremias 31:33-34
Colossenses 3:16
O cuidado com a alma
Salmo 19:7-11
Salmo 131
Salmo 23:1-3
Salmo 42:5,11
Da leitura desses textos bíblicos, percebemos que o coração da
meditação é a própria Presença do Senhor. A busca de estar com Ele,
encontrá-lo no santuário interior da alma, dialogar continuamente com
Ele, com palavras e em silêncio.
Buscar essa Presença cada dia, momento após momento. Pedir e
procurar. Saber que o Senhor quer essa comunhão e para ela nos chama,
e por isso é que podemos ir até Ele.
Meditar é “praticar a Presença de Deus”, na expressão do Irmão
Lawrence. É reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos na
expectativa de que Ele endireite nossas veredas (Prov. 3:6)4
Ao meditar percebemos a “formosura do Senhor”, indo além da
dimensão intelectual do pensamento para apreendermos o belo, o
perfeito, o santo, o justo, o glorioso, o sagrado.
Sem a meditação, não nos sentimos “em casa”, nossa alma não
desfruta da Presença íntima do Senhor dentro de nós, onde Ele habita
pelo Seu Espírito.
Somos exortados a colocar nosso prazer, satisfação e alegria na lei
do Senhor, nela meditando dia e noite, pois ela nos garantirá sucesso nas
empreitadas e uma vida cheia de frutos.
A meditação renova nossa mente e nos faz perceber a vontade do
Senhor como “boa, perfeita e agradável” (Rom. 12:2)
A meditação nos levar a viver a vontade de Deus expressa em Sua
Palavra. Ela aprofunda da verdade no nosso coração nos levando a uma
compreensão espiritual sobre o Senhor, Sua verdade e a vida que Ele nos
oferece.
Por meio da meditação, guardamos a Palavra no coração e trazemos
a Presença de Deus para o íntimo da nossa alma, para a restaurar,
consolar, fortalecer, experimentar a alegria, paz e amor que procedem do
Pai.
A meditação é necessária para que possamos ter um
relacionamento pessoal, íntimo e profundo com Deus, para que saibamos
como compreender a vida, o mundo, as verdades essenciais da existência
e como viver uma vida cheia de sentido, valor e significado.
A ausência dessa prática, dessa disciplina espiritual, faz com que
nós cristãos modernos padeçamos dos mesmos males que acometem
grande parte de nossa geração, adoecida pela ansiedade, pelas pressões
da vida que nos aprisiona numa engrenagem social impessoal, pela falta
de sentido e propósito pessoal e de esperança, a despeito da fé que
professamos e das verdades em que declaramos crer.
A meditação torna a Palavra de Deus nossa, impregna nela o DNA
de nossa pessoa, personalidade, experiências e vida. Quando medito, por
exemplo, no Salmo 23, o Senhor se torna o “meu pastor”, na vida e
história, e não mais apenas o pastor de Davi, na história de Davi.
2) O que é meditar
Meditar é, simplesmente, dirigir o pensamento de forma pausada e
ponderada, considerar com calma e atenção, lembrar, comparar,
associar, pesar, aplicar conceitos e ideias sobre um determinado objeto.5
Nossos pensamentos podem ser controlados e disciplinados. Esse
é um processo que aprendemos, por exemplo, na escola, quando temos
que estudar determinados assuntos.
A meditação é uma maneira de fazer isso, voltada não para uma
simples compreensão de algo, mas para um aprofundamento na
apreensão do seu significado e repercussões.
Meditar é buscar o sentido espiritual da Palavra, a revelação da
Pessoa e da vontade de Deus, discernir sua comunicação conosco,
integrar mente e coração, corpo e alma na procura conhecimento e da
intimidade com o Senhor. Meditação é um caminho privilegiado de
transformação pessoal.
Meditar implica pensar mais devagar, reconhecer o devido peso,
significado e essência das palavras, das coisas e dos eventos.
Especialmente, para nós, é nos deixarmos envolver e conduzir pela
realidade, verdade e vida que a Palavra de Deus, animada pelo Espírito,
nos transmite.
3) Tipos de meditação
Há vários tipos de meditação. Alguns visam principalmente
esvaziar e acalmar a mente. Outros buscam ir além e obter um
preenchimento da alma. A meditação cristã se insere neste último
conjunto. Podemos mencionar:
• Meditação oriental, transcendental
• Meditação associada ao estudo
• Meditação a partir de imagens, acontecimentos,
experiências
• Meditação cristã: centrada em Deus, sua Pessoa, seus
Feitos, sua Palavra
A esses diferentes tipos de meditação associam-se diferentes
técnicas ou métodos, de acordo com os objetivos que que se deseja
alcançar.
As técnicas de meditação oriundas das filosofias e religiões
orientais, por exemplo, buscam, essencialmente, acalmar a alma por
meio do seu esvaziamento, privilegiando os aspetos da postura física, do
controle da respiração e do uso de mantras.
Diferentemente, na meditação cristã, essas técnicas são
instrumentais e secundárias, uma vez que o propósito central é a
comunhão e a intimidade com Deus por meio de Sua revelação em Sua
Palavra, obras e feitos, para que daí se produza vida e transformação.
4) MEDITAÇÃO NA PALAVRA
Dentre essas várias formas de meditação, os cristãos privilegiam a
meditação na Palavra e nos feitos de Deus, como mostram os textos
bíblicos citados.
Meditar na Palavra significa, então, dirigir o pensamento para as
palavras, feitos e caráter de Deus a partir das Escrituras.
É mergulhar no texto deixando o Espírito guiar os pensamentos e
os sentidos, eliminando as dispersões e focando em seu objeto.
Na meditação busca-se ir além do significado gramatical do texto,
considerando suas implicações, suas aplicações e sua repercussão
pessoal.
Quando meditamos queremos penetrar na mente que escreveu
aquelas palavras, alcançar o Espírito do Seu Autor.
DIFERENÇA ENTRE COMPREENDER, ESTUDAR E MEDITAR
Pode-se mais claramente distinguir a meditação na Palavra da
compreensão e do estudo a partir de um exemplo.
Considere-se o texto bíblico: "Pai nosso que estás nos céus”.
Compreender o texto significa alcançar seu significado gramatical
e literal. Qualquer pessoa que saiba ler português entenderá essa frase.
Estudar o texto é explorar seus possíveis significados considerando
o ambiente cultural, a época, seu contexto literário, sua conexão com os
demais ensinos da Bíblia etc. Por exemplo, o que significa "céus" nesse
texto? Como essa palavra era usada na língua original? Como podemos
entender que o Pai está nos céus?
Meditar significa colocar-se dentro do texto, vivê-lo, senti-lo,
encher-se do seu significado, buscar sua profundidade, aplicá-lo à vida,
deixar que ele atinja pessoalmente, transforme, atue sobre convicções e
vontades.
No exemplo proposto, meditando podemos considerar que a
expressão "nos céus" coloca o Pai acima de todas as coisas, numa posição
de exaltação, de excelência, a partir da qual Ele tudo vê, reina sobre todas
as coisas. Assim, devo honrá-lo como o Altíssimo, dar a Ele o lugar mais
importante no meu coração etc.
Podemos dizer que o estudo produz conhecimento, a meditação
confere sabedoria. O estudo pode mudar nossos conceitos e
comportamentos, a meditação nos transforma com pessoas.
CONTEMPLAÇÃO
Contemplar é colocar-se consciente e atentamente na Presença de
Deus, sem qualquer intermediário. Considerar em primeiro lugar não
Seus feitos ou palavras, mas Sua Pessoa, Seu Ser eterno e infinito,
desejar e buscar ser cheio de Sua Presença.
É o exercício consciente do fato mais elementar de nossa fé: Deus
vive e quer comunhão conosco. Para isso Ele nos criou.
No mesmo exemplo, contemplar é entregar-se consciente e
totalmente a essa realidade celestial onde o Pai está presente, unir-se a
Ele nessa dimensão espiritual, deixar que Ele seja tudo o que Ele quer
ser em nossa vida.
Nem sempre é fácil – e nem é necessário – separar a meditação da
contemplação. Os que fazem essa distinção ressaltam apenas que a
meditação em geral é focada na Palavra, enquanto a contemplação volta-
se para uma consciência direta da Presença de Deus.
Foster, Celebração da Disciplina
Merton, O que é a meditação?
5) Propósitos, benefícios e necessidade da meditação
a) Guardar a Palavra no coração
b) Aprofundar-se no entendimento da Palavra
c) Adquirir sabedoria
d) Amar a Palavra
e) Reconhecer as obras e maravilhas de Deus
f) Desenvolver a presença íntima de Deus
g) Perceber a presença de Deus em toda parte
h) Buscar a união de alma com Deus, a comunhão
i) Obter o controle e a renovação da mente
j) Ser conduzido ao louvor e à adoração
6) Meditação na Palavra como caminho de restauração e
de transformação
• Salmo 19:7-11
• Hebreus 4:12-13
• João 6:23
• 2ª a Timóteo 3:15-17
O Salmo 19 descreve de forma bela e significativa os benefícios da
lei do Senhor para o homem, alma e corpo. Restauração, sabedoria, bem-
estar, discernimento. Todos esses efeitos são potencializados por meio da
meditação na Palavra.
O autor de Hebreus descreve o poder da Palavra de Deus para expor
e discernir o âmago da alma humana, suas intenções, propósitos e
vontades. Por meio dela, todos são revelados, confrontados com a luz da
verdade de Deus, criando, assim, o caminho e a oportunidade de
transformação.
Jesus disse que Suas Palavras eram “espírito e vida”. Ou seja, elas
carregam em si o poder do Espírito Santo para comunicar a natureza e a
vida de Deus. Devemos, portanto, considerá-las, atentarmos a elas e
guardá-las na mente e no coração.
Em carta a Timóteo, Paulo destaca os benefícios e proveitos das
Escrituras na instrução e formação dos discípulos, podendo serem
usadas para correção, ensino, repreensão e instrução. Por meio da
Palavra o homem de Deus pode se tornar “perfeito e perfeitamente
instruído para toda boa obra”.
Meditação como alimentar-se da palavra – Mateus 4:4 (Dt. 8:3)
- Preparo, ingestão, digestão
O “fast food” é hoje amplamente oferecido nas redes sociais e
nas Igrejas. Rápido, semidigerido, para consumir em qualquer
intervalo, no carro, nas horas de folga.
Contudo, assim como uma alimentação para o corpo precisa
ser regular e saudável, sem meditação, não alimentamos
adequadamente a nossa alma e não obtemos os plenos efeitos da
Palavra, permanecendo débeis, sem poder e suscetíveis de
adoecimentos.
Meditação como caminho de frutificação – Mateus 13:1-23, Gálatas
5:22; 6:7-9
- Preparo, semeadura, enraizamento, frutificação
A parábola do semeador oferece uma excelente ilustração sobre
como a Palavra de Deus atua para produzir seus frutos no coração das
pessoas.
O preparo do solo, a semeadura, o enraizamento e a frutificação
descrevem com precisão o processo de recebimento da Palavra no
coração, entendimento, aprofundamento pela meditação e aplicação à
vida.
Na Carta aos Gálatas, Paulo destaca que colhemos,
espiritualmente, aquilo que semeamos, seja na carne, seja no espírito.
7) Como meditar
Indicamos a seguir algumas leituras que podem auxiliar na prática
pessoal da meditação. Oportunamente, faremos algumas oficinas para
trabalharmos esses caminhos.
• Thomas Merton, “Recolhimento”, em Direção Espiritual, no blog
• Andrew Murray, “Comunhão diária com Deus”, no blog
• Richard Foster, Celebração da Disciplina
• Exercícios de meditação e contemplação, no blog
8) Disciplinas associadas à meditação
Algumas outras disciplinas espirituais estão intimamente ligadas
à meditação. Pretendemos tratar dessas conexões em um outro
momento.
• Oração
• Solitude
• Recolhimento
• Estudo
Textos de referência
• Comunhão diária com Deus, Andrew Murray, em
baudofernando.blogspot.com
• Oração contemplativa, Thomas Merton, no blog.
• Meditação, Andrew Murray, em “A Vida Interior”, capítulo 15.
• O Que é Meditação, Thomas Merton, no blog.
• Recolhimento, Thomas Merton, em “Homem Algum é uma Ilha”,
capítulo 12.
• Recolhimento, Thomas Merton, em Direção Espiritual e Meditação,
no blog.
• Meditação e Contemplação, Noções Preliminares, Fernando Saboia,
no blog.
• Oração do Coração, Fernando Saboia, no blog.
• Meditação, Richard Foster, Celebração da Disciplina, capítulo 2.
fsv
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