sábado, 9 de dezembro de 2023

 POR QUE E PARA QUE JESUS VEIO AO MUNDO?

 

Uma Explicação e um Propósito para o Natal 

 

João 3:16

 

         Caros companheiros e companheiras de jornada,

 

         Uma breve reflexão a propósito do Advento do Natal.

Por que e para que Jesus veio ao mundo? Por que e para que se tornou homem e experimentou a fraqueza, a tentação, a perseguição e a morte?

 

A explicação para o mistério da encarnação do Verbo está no amor de Deus: 

 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito...

 

         O amor de Deus é um fato puro, sem antecedentes, originário, anterior ao tempo e ao espaço e não limitado por eles. Sem começo e sem fim, porque é parte da essência do ser eterno e infinito de Deus.

         Por vezes nos perguntamos por que existimos. Não nos satisfazem as explicações científicas ou filosóficas. Nem a teoria do acaso nem a evolução gradual fazem sentido. Eu existo, sou consciente disso, sou um ser pessoal feito para relacionamentos e para viver valores morais. Não há nada semelhante na natureza. Por que, então, existo?

         Existo porque Deus amou. Amou e criou, amou e se revelou, amou e deu liberdade, amou e não desistiu de amar. Amou e enviou Seu Filho unigênito para buscar suas criaturas rebeladas e perdidas.

         Podemos achar difícil explicar o amor de Deus diante do sofrimento humano, nosso próprio e das pessoas. Por um lado, temos que nos lembrar que o Pai Celeste quer nos conduzir a uma dimensão espiritual e eterna e que todas as nossas aflições aqui, consequências do pecado, são passageiras e podem contribuir para que nos aproximemos dele, nos desapegando desta vida e do mundo.

         Por outro, a experiência do amor de Deus não é algo racional a ser explicado, mas espiritual, a ser vivido, pois esse amor é derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi outorgado, que é o Espírito de adoção, por meio do qual podemos clamar por nosso Pai.

         O amor de Deus por nós é pleno de graça e misericórdia, ao ponto de ter sido esse o motivo pelo qual o Pai deu seu Filho ao mundo.

 

         E aí já nos deparamos com a segunda pergunta.

         Para que Jesus veio ao mundo? Para que viveu uma vida de amor e serviço e morreu na cruz? 

 

"...para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"

 

         O propósito de Deus desde a criação de ter uma família de filhos semelhantes a Ele é o mistério revelado no Evangelho.

         Entre o porquê e o para que, Jesus viveu uma vida plena de significado e de propósito. Nossa vida também tem, em Jesus, uma explicação no amor de Deus e uma finalidade no Seu propósito eterno. 

Existimos por causa do Seu amor e vivemos para experimentar e expressar esse amor, a fim de que outros sejam por ele alcançados. E Deus tenha a numerosa família que Ele quis ter desde sempre.

Em qualquer circunstância da vida, a certeza de que Deus nos ama nos dá significado e valor, e a revelação da Sua vontade nos enche a vida de propósito. Não corremos “atrás do vento”. Não desperdiçamos nossos dias. Vivemos para Ele, que nos amou e a Si mesmo se entregou por nós.

Amor e propósito de Deus devem ser experimentados em equilíbrio, na tensão criativa de paradoxo. O amor sem propósito não é o amor de Deus. Será um amor humano que se vê como um fim em si mesmo, que se consome em expectativas e frustrações e nada produz de valioso e eterno.

Já o propósito sem amor não é o propósito de Deus, mas uma motivação humana, dura e pesada, que canaliza todos os esforços, muitas vezes inúteis e frustrados, de viver um projeto de vida vazio de sentido eterno.

Assim, como ocorre com as verdades de Deus que se apresentam numa dinâmica transformadora, é necessário que nós recebamos o amor e o propósito do Pai por meio da fé em Jesus como nosso Senhor e Salvador. 

A fé não é algo que nos acontece ou não acontece. A fé é uma escolha, uma decisão que tomamos diante da revelação e do chamado de Deus.

É pela fé que o evangelho se torna no poder de Deus para salvação. É por meio dela que a virtude do Pai se manifesta como libertação, cura, transformação e redenção. É ela que nos leva ao mundo espiritual eterno.

Jesus foi alvo de contradição e veio revelar o coração de muitos. Nem todos o receberam, mas Ele é a verdadeira luz que ilumina cada pessoa e revela a verdade, nos confronta, nos atrai, nos santifica e nos leva a refletir a glória do Pai.

 

As luzes do Natal podem ser bonitas, mas muitas vezes apenas disfarçam a realidade com fantasias e ilusões. Vamos nos aproximar da verdadeira luz e deixar que ela nos revele, revele o amor e o propósito de Deus e, dessa maneira, nos salve. 

Foi por isso e para isso que Ele veio ao mundo.

 

Que a suficiente graça de Jesus seja com todos.

 

Seu conservo e companheiro de jornada,

 

Fernando Saboia Vieira

 

Brasília, Natal de 2011/2023, AD.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário