terça-feira, 5 de dezembro de 2023

 Força e Coragem!

 

“Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar.” 

(Josué 1:9)

 

 

         Caros companheiros e companheiras de jornada,

 

         Jesus foi, em sua jornada terrena, um homem forte e corajoso. Não um frágil pregador, um delicado mestre contador de histórias. Também não um valentão arruaceiro, promovedor de tumultos. Ele era manso, humilde e o Pai estava com ele. Aí estava, justamente, a fonte e o caráter de sua força e coragem. 

         Ele tinha uma missão a cumprir que lhe exigiria força e coragem, determinação e ousadia, enquanto anunciava o Reino e a salvação de Deus e acolhia os oprimidos e quebrados de alma.

         Coragem para proclamar a verdade, apesar das oposições e afrontas; força para resistir ao Maligno, suas artimanhas e tentações.

         Coragem para amar e acolher os rejeitados e oprimidos, e mesmo os inimigos; força para vencer o mal com o bem, para prosseguir com esperança eterna.

         Coragem para se levantar no meio da multidão e de poderosos e confrontar a todos com o chamado de Deus ao arrependimento, à conversão e ao Reino; força para suportar as injúrias, perseguições e difamações.

         Coragem para enfrentar seus algozes sem transigir com a verdade, sem apelar para a violência; força para sofrer as dores do martírio e da cruz com palavras de perdão nos lábios.

         Jesus sabia que o caminho que estava a percorrer era aquele que cumpria o propósito e a vontade do Pai. Sabia que nada poderia abalar sua comunhão com ele. Sabia que era uma jornada de amor e salvação, de plenitude e glória, a ser completada com força e coragem. Sabia que havia uma promessa, e que ela se tornava mais próxima e real a cada passo de sua via crucis

         Jesus foi um homem forte e corajoso em sua vida terrena. E foi, igualmente, amável, paciente, misericordioso e acolhedor. Essas são virtudes dos verdadeiramente fortes e expressões máximas de coragem.

         Força e coragem para amar, porque o amor tudo sofre e suporta, sem ser inconveniente nem grosseiro, mas sempre gentil e benigno.

         Força e coragem para ser paciente, pois a paciência molda nossas vontades e ímpetos à vontade e ao tempo de Deus.

         Força e coragem para ser misericordioso, uma vez que a misericórdia vive na intensa tensão entre a verdade e a graça, a justiça e a bondade, que só pode ter sustento e solução em Deus.

         Forca e coragem para acolher. Acolhimento exige esforço, determinação, disposição para o serviço. Demanda coragem para se envolver com os dramas e necessidades do outros e assumir compromissos e responsabilidades.

         Jesus foi o homem mais forte e corajoso que já pisou esta terra. Como seus discípulos, devemos expressar em nossa vida e no cumprimento da nossa vocação a mesma força e coragem, como cristãos, como homens e mulheres, como maridos e esposas, como pais e mães, como irmãos e irmãs, como testemunhas e proclamadores do Reino enviados pelo Senhor.

         A fonte de nossa força e coragem está no Senhor, no seu Espírito que nos transmite, a cada momento e a cada passo, o amor, a presença, o poder e a virtude do Pai.

         Precisamos de força e coragem para cumprir nossa missão de proclamar o Reino e de amar e acolher os perdidos, feridos e oprimidos.

         Precisamos de força e coragem para vencer o pecado, para renunciarmos a nós mesmos e nos lançarmos aos cuidados de Deus.

         Precisamos de força e coragem para não sermos nem amedrontados nem seduzidos pelo mundo, mas prosseguirmos em busca da promessa, da vida eterna, da nossa pátria celestial

         Precisamos de força e coragem para enfrentar os desafios de cada dia, de nossas tarefas e rotinas, de nossas demandas e lutas, desde as menores e mais comuns, até aquelas que nos parecem insuperáveis.

         

         “Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2ª a Timóteo 1:7)

 

         “Cada um deles servirá de esconderijo contra o vento, de refúgio contra a tempestade, de torrentes de água em lugares secos e de sombra de uma grande rocha em terra sedenta.” (Isaías 32:2)

         

         Queridos companheiros e companheiras de jornada, que a suficiente, poderosa e corajosa graça de Jesus seja com cada um de vocês.

 

         Seu conservo e companheiro de jornada,

 

         Fernando Saboia Vieira

         Brasília, dezembro de 2023, AD

Nenhum comentário:

Postar um comentário