sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

HISTÓRIAS

Irmãos queridos,

“o que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais ... contaremos às vindouras gerações...” (Asafe, um grande contador de histórias de Israel)

Deus nos tem chamado para ouvir histórias e para contar uma história.

Ouvir histórias. Ouvir as histórias dos dramas humanos, frutos da terrível maldição que se abateu sobre nossa raça. São histórias de medo, solidão, traição, inveja, ódio, cobiça, amor, coragem, esperança, beleza, encontros, perdas, saudades. Sempre inesperadas, sempre pungentes, sempre inéditas, sempre a mesma história, contada com personagens, línguas, lugares diferentes.

De fato, tantas histórias humanas contam uma única história: a história do abandono do lar paterno (às vezes mesmo sem abandonar a “religião”), da vida dissoluta ou ressentida, que são as duas formas de pecar contra a bondade do Pai; depois a angústia, a privação, a perda; às vezes o arrependimento e a busca de um caminho de volta, às vezes o puro desespero. Sempre muitas feridas, muitas desilusões, muitos males.

Entretanto, ouvindo tantas histórias, somos chamados a contar uma história. A história do Deus Pai que, fazendo-se homem, assumiu, Ele mesmo, todos os personagens, de todos os dramas humanos, todos os abandonos, todas as fugas, todas as maldições, todas as feridas. Chorou todas as lágrimas, sentiu todas as fomes, todas as sedes e dores, percorreu o imenso Caminho da humilhação, do sacrifício e da volta ao lar. Uma história que se tornou incontáveis histórias, em todos os lugares, línguas e raças, as histórias de cada um de nós.

Queridos, o Reino de Deus é o encontro das muitas histórias humanas com a história de Deus, é a história de Deus se tornando as histórias de muitos homens. Proclamar o Reino é promover o encontro das histórias humanas com a história de Deus, é recontar a cada homem sua própria história como a história de todos os homens e contar a ele a história de Deus como a sua história.

A comunhão em Cristo acontece quando contamos uns aos outros nossas histórias e, reconhecendo que nossas muitas histórias são uma mesma história, nos tornamos parte das histórias uns dos outros e todos nos entrelaçamos na história de Deus.

Nesse próximo ano, século, milênio (talvez), a nós nos caberá continuar ouvindo as histórias humanas e continuar contando a história de Deus, escrita em nossas próprias vidas.

Mas para contar a história de Deus, é preciso aprender a ouvir as histórias humanas. Para ouvir as histórias humanas, é preciso conhecer, de coração, a história de Deus. Ouvir e contar são a mesma coisa: significam exercer a mais incompreensível das virtudes do Deus Eterno, Todo Santo e Todo Poderoso: a misericórdia.

Queridos, que o Senhor continue escrevendo Sua História, a história de Sua graça, nas histórias das vidas de vocês, e que nós possamos ouvir as histórias uns dos outros, as histórias dos homens e seguirmos compartilhando a história de Deus, até o dia em que Ele mesmo protagonizará o último ato neste grande palco que pisamos todos os dias, e que chamamos de Terra.


Fernando Sabóia, de "O Livro dos Perplexos".

2 comentários:

  1. Sérgio Avillez escreveu: Fernando,

    Obrigado por você ser um excelente "ouvidor". E muito obrigado por você ser um contador de histórias e, sobretudo, da história que nos uniu a todos.

    Devidamente re publicada no pelamanhã.com

    Você tem sido um grande e verdadeiro amigo.

    Um beijão,

    ... sérgio de avillez ...

    ResponderExcluir
  2. Ao ler cada publicação no blog, seja um texto longo ou uma frase curta, me sinto profundamente privilegiada. Fico impressionada com a simplicidade e sensibilidade que tu escreves, conta histórias, ouve histórias e toca nas nossas histórias. Fico pensando nas "secas" que enfrentei em Brasília e no que Deus forjou em minha vida nesse tempo, olho pra vida de vocês e do que Deus me permetiu experimentar, conhecer e mudar e concluo: que previlégio!!! Muitas vezes, termino de ler o que aqui encontro com lágrimas de alegria e gratidão a bondade de Deus sobre minha vida. Amo vocês, Fernando e Sandra. Obrigado por amarem a Cristo e ao que Ele ama: pessoas!!

    ResponderExcluir