sábado, 5 de agosto de 2017

Sobre a Misericórdia de Deus

MISERICÓDIA
Thomas Merton

            Quão mais perto Deus está de nós quando reconhecemos nossa vileza e lançamos sobre Ele todo o nosso cuidado! Contra todas as expectativas humanas, ele nos sustenta quando precisamos ser sustentados e nos ajuda a fazer o que parecia impossível. Apendemos a conhecê-lO, agora não na “presença” que se encontra em considerações abstratas, a “presença” em que O revestimos com nossas próprias fantasias, mas no vazio de uma esperança que pode se aproximar do desespero. Pois a perfeita esperança é alcançada no limiar do desespero, quando, ao invés de cair no abismo, nos descobrimos andando no ar. A esperança está sempre na iminência de se tornar desespero, mas nunca o faz, pois no momento da suprema crise o poder de Deus é subitamente tornado perfeito na nossa debilidade. Então, aprendemos a esperar na Sua misericórdia tão mais calmamente quanto maior for o perigo, a procurá-lO tranquilamente diante da ameaça, certos de que Ele não pode nos faltar, ainda que sejamos abandonados pelos justos e rejeitados por aqueles que alegam deter a evidência do Seu amor.
            Cum vero infirmor, tunc potens sum. “Quando sou fraco, então é que sou forte (2a aos Coríntios 12:10).
            Nossas fraquezas abriram os Ceús para nós porque elas trouxeram até nós a misericórdia de Deus e nos atraíram o Seu amor. Nossa infelicidade é a semente de toda a nossa alegria.
            ...
            O conceito cristão de misericórdia é, assim, a chave para a transformação de todo um universo onde o pecado ainda parece reinar. Pois o cristão não escapa do mal, não está dispensado do sofrimento e não está livre da influência e dos efeitos do pecado: ele não está isento de pecar. Infelizmente, ele também pode pecar. No entanto, sua vocação é livrar o mundo inteiro do pecado e transformá-lo em Deus: por meio da oração, da penitência, da caridade e, acima de tudo, da misericórdia. Deus, que é todo santo, não apenas teve misericórdia de nós, mas Ele entregou Sua misericórdia nas mãos de potenciais pecadores para que eles possam escolher entre o bem e o mal, e possam vencer o mal como bem e obter misericórdia para suas próprias almas tendo misericórdia dos outros.
            Deus deixou o pecado no mundo para que pudesse haver perdão: não apenas o perdão secreto pelo qual Ele mesmo purifica nossas almas, mas o perdão manifestado pelo qual nós temos misericórdia uns dos outros e, dessa forma, damos expressão ao fato de que Ele vive, por Sua misericórdia, nos nossos corações.


De “Homem algum é uma ilha”.

Tradução de Fernando Saboia Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário