segunda-feira, 27 de abril de 2015

A PESSOA BOA E PACÍFICA


 

Thomas à Kempis, a Imitação de Cristo

         Mantenha-se você mesmo em paz primeiro e depois será capaz de trazer paz aos outros. A pessoa que está em paz consigo mesma faz mais bem do que alguém que é muito instruído.  Uma pessoa conduzida por paixões conflituosas torna más as coisas boas e é muito rápida em acreditar em qualquer fofoca maliciosa com que se depara. Alguém que é bom e pacífico, no entanto, vê o lado bom de tudo. Se você estiver realmente em paz com você mesmo, você não suspeitará mal de ninguém, mas se você estiver infeliz e inquieto, você será atormentado por suspeições intermináveis; você não terá paz com você mesmo e não deixará que os outros tenham paz. Você frequentemente dirá coisas que não deveria dizer e deixará de fazer as coisas que deveria fazer. Você vai estar sempre se intrometendo nos assuntos alheios e negligenciando os seus próprios. Então, primeiro vigie cuidadosamente a você mesmo e então você poderá ter um zero legítimo por seu próximo. Você é muito propenso a encontrar justificativas e desculpas para suas próprias deficiências, mas tem muita má vontade em aceitar as explicações dos outros. Seria mais justo acusar-se a si mesmo e desculpar seu irmão e sua irmã. Se você quer que os outros o apoiem você deve apoiá-los também.

         Vê como você está longe do verdadeiro amor e humildade? Uma pessoa que ama verdadeiramente e que é de fato humilde não sabe sentir raiva ou indignação em relação aos outros e, se sentir, reconhece esses sentimentos com fraquezas sua. Não é grande coisa se associar a pessoas boas e gentis, pois isso agrada naturalmente a todos nós. Todos preferem viver em paz e todos gostam daqueles que pensam como eles. No entanto, ser capaz de viver pacificamente com as pessoas rudes e ignorantes ou com os descontrolados e opositores é uma grande graça e uma conquista muito louvável e virtuosa.

         Há algumas pessoas que são elas mesmas pacíficas e que gostam de viver em paz com os outros. Há algumas que nem têm paz nem deixam os outros terem paz, elas perturbam os outros e mais ainda perturbam a si mesmas. E há, ainda, outras que são elas mesmas pacíficas e levam os outros a reencontrarem a paz. De qualquer modo, toda a paz que nós temos nesta vida deve estar mais baseada em humilde perseverança do que na ausência de dificuldades. A pessoa que sabe prosseguir com paciência permanecerá em paz melhor do que qualquer outra. Tal pessoa é um conquistador de si mesmo e um mestre do mundo, um amigo de Jesus e herdeiro do céu.

         Tradução de Fernando Sabóia Vieira        

2 comentários:

  1. "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:7) - Uma alma ancorada em Cristo Jesus desfruta de equilíbrio e serenidade que nenhuma mente humana não consegue explicar... Só o Espírito Santo, que intercede por nós junto ao Pai, nos permite este feito. :)

    ResponderExcluir
  2. "...toda a paz que nós temos nesta vida deve estar mais baseada em humilde perseverança do que na ausência de dificuldades."
    Tremendo!!!

    ResponderExcluir